A Polícia Civil do Paraná (PCPR) recuperou uma máquina de Raio-X pertencente ao município de Matinhos, no litoral do Paraná, durante uma operação realizada na manhã desta quarta-feira (29), na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
O equipamento estava sendo utilizado de forma irregular em uma clínica particular localizada em Almirante Tamandaré, na RMC. Uma equipe da Polícia Científica do Paraná (PCP) acompanhou a operação para realização de perícia no aparelho de uso hospitalar.
A procura pela máquina de Raio-X começou depois de uma denúncia feita pela Secretaria de Saúde de Matinhos. Após reunir documentos e ouvir depoimentos, a PCPR apurou que o equipamento foi retirado da Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes de maneira clandestina em 2024.
O aparelho havia sido doado para o hospital no litoral em 2011, pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa).
Suspeitos de transportar Raio-X são os mesmos que administram clínica particular na Região Metropolitana de Curitiba
Ainda segundo a investigação da polícia, os responsáveis pelo transporte do equipamento seriam os mesmos que administram a clínica em Almirante Tamandaré. Eles também possuem contrato com o município de Matinhos para fornecimento de equipamentos de Raio-X na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Praia Grande.
Após representação judicial, a PCPR cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta quarta. Durante a operação, o equipamento foi recuperado. A investigação segue em andamento para apurar todas as circunstâncias do caso e verificar eventual participação de funcionários públicos no desvio do equipamento.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)