Tudo travado!

Manifestação de alunos da UFPR bloqueia trecho da Avenida das Torres

Foto: Ocupa UFPR.

Uma manifestação de estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) bloqueou a Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) e atrasou muita gente no começo da manhã desta quarta-feira (9). Os jovens protestam contra a reforma no Ensino Médio e a PEC do Teto de Gastos.

O protesto começou por volta das 7h. Com vários cartazes, os jovens bloquearam o sentido Centro de Curitiba da Avenida e lá ficaram por, aproximadamente, uma hora.

Usando gritos de guerra contra o presidente Michel Temer e as decisões polêmicas, os estudantes não permitiram que nenhum veículo passasse enquanto estavam por ali. Entre os gritos, o que eles mais diziam, como alerta, era “Um, dois, três, quatro cinco mil, ou para essa PEC ou paramos ou Brasil”.

A manifestação irritou motoristas que precisavam chegar ao trabalho e também àqueles que chegavam de viagem pela manhã, já que a Avenida das Torres é a principal ligação com o aeroporto e com rodovias importantes. Depois de quase uma hora, os jovens liberaram o trânsito.

Motivo do protesto

A manifestação teve o mesmo motivo das outras já feitas pelos estudantes, que – segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seed) – ainda ocupam 20 escolas em todo o Paraná. Os jovens protestam contra a Reforma do Ensino Médio e também, no caso dos universitários, contra a PEC 241 ou PEC 55, conhecida como PEC do Teto de Gastos. Isso porque a Proposta de Emenda Constitucional pretende limitar o crescimento das despesas do governo brasileiro e, conforme os jovens, afetaria as universidades também, diretamente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna