O Corpo de Bombeiros realizou mais de mil salvamentos nas praias durante a temporada Verão Maior Paraná, entre os dias 17 de dezembro de 2022 e 29 de janeiro de 2023. O boletim da corporação foi divulgado nesta tarde de segunda-feira (30).
Ao todo, mais de 128 mil ações foram realizadas durante a temporada no Litoral. Desde o início da atuação nas praias neste verão, ocorreram oito mortes por afogamento. Todos os casos ocorreram em áreas não protegidas por postos de guarda-vidas. Já nas áreas protegidas, não foi registrado nenhum óbito no período.
LEIA TAMBÉM:
>> BR-277 terá restrição de cargas pesadas nos finais de semana de fevereiro
>> Surto de diarreia em praias de Santa Catarina é causado por vírus ‘pesadelo dos cruzeiros’
A segurança das crianças que frequentam as praias é um dos focos da atuação da corporação neste verão, por isso foram distribuídas 10.887 pulseiras de identificação. Além disso, desde o balanço anterior, os bombeiros conseguiram localizar 63 crianças perdidas nas praias. Desde o início do balanço, foram 511 crianças encontradas, o que confirma a importância do uso da pulseirinha.
O balanço divulgou também que, desde o início do período, foram 4.402 contatos de banhistas com caravelas ou águas-vivas.
A porta-voz do CBMPR no Verão Maior Paraná, capitã Thayane de Lima, reforça que os banhistas sigam as orientações dos bombeiros e guarda-vidas para poder aproveitar a praia com segurança. “Os bombeiros e guarda-vidas, distribuídos pelas praias do Paraná, estão preparados para fazer salvamentos e orientar a população. Porém, é importante que os banhistas respeitem as orientações, como as bandeiras que demonstram os locais tranquilos para banho. Com esta cooperação, poderemos ter um verão tranquilo e seguro para todos”, destacou.