Desafio

Maior evento de resgate desembarca em Curitiba

O maior evento mundial de resgate veicular desembarcou esta semana em Curitiba. O “Desafio Mundial de Resgate” (World Rescue Challenge) acontece até o próximo domingo (23) no Parque Barigui, em Curitiba.

Participam do desafio pessoas que atuam em resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar. O evento reúne cerca de 500 profissionais de 16 países divididos em 58 equipes nacionais e internacionais. O desafio é iniciativa da Organização Mundial de Resgate e tem como objetivo aprimorar as técnicas de salvamento e resgate em situações simuladas de acidente de trânsito e trauma em cenários que se assemelham com situações reais. Para o evento aproximadamente 100 carros são destruídos para as simulações e também é feito a caracterização das vítimas.

“O Brasil é o 5 país com maior número de morte no trânsito. Não existe um padrão de salvamento, então esse evento é um marco para nós. A troca de experiências que existe entre as equipes é enorme, é um ganho profissional muito grande para todos os profissionais envolvidos”, afirmou Edson Teixeira, Coordenador Médico do Siate Paraná e Presidente da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento, a ABRES.

Para o público em geral o “Desafio” busca mostrar através dessas situações de acidentes com pessoas encarceradas e feridas a importância da responsabilidade no trânsito e os riscos que todos correm quando se age de maneira irresponsável na condução de um veículo. No sábado acontece uma ação de prevenção voltado para a comunidade com o apoio do Detran, Setran, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. A entrada para o público é gratuita.

Como funciona o Desafio

Cada equipe é constituída por seis membros: o líder, um socorrista ou paramédico, dois técnicos operadores e dois apoiadores operacionais.

Três cenários distintos são montados para a realização de atendimento nas seguintes situações simuladas:

1. Manobra Complexa de 30min.
A equipe realiza uma avaliação e resgate de duas vítimas acidentadas, uma delas tendo seu quadro clínico se agravando durante o atendimento.

2. Manobra Padrão de 20 min.
A equipe realiza o resgate de uma vítima usando ferramentas variadas.

3. Manobra Rápida de 10 min.
A equipe realiza o resgate de uma vítima cujas condições clínicas se deterioram.

As manobras são avaliadas por um conjunto de juízes internacionais com experiência na área de resgate e são analisados inúmeros itens para as pontuações e posterior definição do vencedor.

Mais informações: http://www.wrcbrasil2016.com/