O médico Luciano Ducci foi empossado nesta terça-feira (30) como prefeito de Curitiba, em substituição a Beto Richa. Luciano Ducci foi vice-prefeito de 2005 até esta terça. A solenidade de posse foi na Câmara Municipal de Curitiba. “Assumo a Prefeitura de Curitiba com a certeza que será mantido o excelente trabalho feito até agora nesta administração, que nos últimos anos conquistou a confiança dos curitibanos”, disse Ducci. “Manteremos o diálogo, o respeito e o governo em parceria com a população”.
Luciano Ducci nasceu em Curitiba, em 23 de março de 1955. Casado, pai de dois filhos, é médico pediatra com área de atuação em Pneumologia Pediátrica e servidor de carreira da Secretaria Municipal de Saúde desde 1987. “Luciano Ducci tem uma carreira brilhante na Prefeitura e uma experiência que lhe dá condições de manter o excelente nível de qualidade da administração municipal”, disse o vereador Mario Celso Cunha, que continuará como líder do prefeito na Câmara.
Desde 1987, Ducci atuou como médico pediatra em unidades de saúde da Prefeitura, coordenou a implantação do serviço de Vigilância Sanitária e coordenou a área de Assistência à Saúde.
Foi diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, cargo do qual se afastou para assumir, de volta à Prefeitura, a Secretaria Municipal da Saúde. Desempenhou a função até 2002, período em que implantou iniciativas premiadas, como o programa de atenção materno-infantil Mãe Curitibana e o Alfabetizando com Saúde, de alfabetização de adultos por meio de conteúdos de saúde. Desincompatibilizou-se do cargo em 2002, para se candidatar a deputado estadual.
Eleito deputado, deixou a Assembleia Legislativa em 2004 para compor a chapa encabeçada por Beto Richa à Prefeitura de Curitiba, parceria que se repetiu em 2008.
De 2006 a 2010, além de vice-prefeito, acumula o cargo de Secretário Municipal da Saúde.