Apesar dos pedidos dos filhos a briga de casal não terminou nas primeiras agressões, mas na morte da avó das crianças, Terezinha Jesus Xavier, 46 anos. A mãe, Josiane Inocência Xavier, 27, está internada em estado grave e o pai, Gilberto Aparecido dos Santos, 36, preso. As crianças, de 6 e 4 anos, teriam ficado com parentes.

continua após a publicidade

Josiane e Gilberto viveram juntos cerca de dez anos e estavam separados há dois meses, conforme o detido relatou na delegacia de Fazenda Rio Grande, responsável pelo inquérito. Por telefone, ele teria pedido para ver as crianças, mas os dois discutiram e, armado com uma faca, Gilberto foi até a residência, em Areia Branca dos Assis, onde a ex-mulher morava.

O homem estava enciumado, porque, segundo contou à polícia, Josiane estava namorando um rapaz, de 18 anos. Gilberto disse que agiu em legítima defesa. Conforme o relato dele, ao chegar à casa, foi recebido com paus por Josiane e a briga se agravou. Os filhos gritavam “não, pai!”, agarrados às pernas do homem, mas o tumulto só aumentou e, do lado de fora, ele matou Terezinha a facadas, quando ela tentou intervir na briga do casal. Josiane também ficou ferida.

Mandado

continua após a publicidade

Em seu depoimento, Gilberto acrescentou que foi agredido com uma enxada, antes de matar Terezinha, mas não sabia informar quem teria usado a ferramenta contra ele. A Polícia Militar foi chamada e prendeu Gilberto, que já tinha mandado de prisão por roubo em Rio Negro, emitido em 2012. Ele foi autuado pelo delegado Alexandre Bonzatto pelo assassinato de Terezinha e pela tentativa de homicídio contra Josiane, que está internada em um hospital de Campo Largo.