Litoral

Litoral do Paraná terá 2ª etapa dos Jogos da Aventura e Natureza neste fim de semana

esporte litoral
Foto: Divulgação/Paraná Esportes

A 2.ª etapa dos Jogos da Aventura e Natureza (JANS) ocorre no Litoral do Paraná neste fim de semana, entre os dias 5 e 7 de novembro. As cidades que recebem os atletas são Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba. Nesta etapa, serão disputadas seis modalidades: bodyboarding, parapente, beach tênnis, aquathlon, corrida de aventura e ciclismo.

Segundo Tiago Campos, diretor de Inovação, Incentivo e Fomento ao Esporte, é possível esperar competições muito boas, com modalidades bastante visuais que movimentarão o litoral paranaense. “O que é muito legal, porque teremos modalidades de água (bodyboarding), de ar (parapente) e de terra (ciclismo), mas também competições de água e terra, como aquathlon e corrida de aventura. Todas as seis modalidades são destaques.”, explica o diretor. 

+ Leia mais: Risco de acidentes aéreos como o de Marília Mendonça é baixo, diz especialista

Somando primeira e segunda etapa, os JANS ofereceram cerca de 30 modalidades para a comunidade e esperam reunir cerca de 3 mil atletas no litoral do estado. 

Retorno de modalidades  

O presidente da Federação Paranaense de Bobyboarding, Luis Renato Angelis, se mostrou muito motivado com a competição. “O circuito paranaense de bodyboarding voltou com força total em 2021, após um ano e meio sem competições no Paraná. A primeira etapa foi realizada em Outubro no Festival Radical e agora teremos a segunda etapa”, comemorou.

Serão 10 categorias entre feminino e masculino, desde os sub-12, passando pelo iniciante, sub-18, categoria open master e a estreia da categoria Legends, acima de 45 anos. O evento vai contar com atletas dos três estados do sul do país.

+ Veja essa: Bazar de produtos da Receita neste domingo, em Curitiba, tem Iphone e outros itens a preço baixo

O ciclismo de estrada é a grande novidade desta etapa dos JANS no litoral. A diretora técnica da Federação Paranaense de Ciclismo, Monica Braga, destacou que “serão dois tipos de provas. Contra o relógio individual, onde larga um ciclista a cada minuto, e eles correm pelo próprio tempo, com o mais rápido de cada categoria vencendo. E a outra prova é a de estrada, onde largam pelotões em cada categoria. Tudo no ciclismo de estrada é tempo, então teremos muita velocidade nas disputas“. 

Sobre a primeira etapa

A primeira etapa dos JANS foi sediada em sete cidades do litoral paranaense: Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Paranaguá, Morretes e Antonina. 

Dentre as modalidades praticadas, destacaram-se a canoagem riverside cross, disputada em Morretes. Primeira vez que a competição ocorreu em solo brasileiro, o esporte reuniu cerca de 70 atletas no Rio Nhundiaquara, local da prova.

Além desta, também foram praticadas outras 10 modalidades na primeira fase: beach soccer, patinação inline marathon, BMX freestyle, cross games, futebol das estrelas, surf, vôlei de praia, handbeach, skate e vela.

A primeira edição dos JANS ocorreu em 2019 e se destacou por ser um projeto inovador que uniu prática esportiva, turismo e natureza em um evento itinerante, que beneficiou a população paranaense tanto esportiva quanto economicamente. Os Jogos de Aventura e Natureza são realizados pelo Governo do Estado por meio da Superintendência do Esporte.

Mariana enfrenta João Pedro
Renascer

Mariana enfrenta João Pedro

Blandina manipula Quinota
No Rancho Fundo

Blandina manipula Quinota