Saiba quais!

Só cartão! Linhas de ônibus de Curitiba deixam de aceitar dinheiro na passagem

Linhas de ônibus de Curitiba. Foto: Atila Alberti/Arquivo/Tribuna do Paraná

Seis linhas de ônibus de Curitiba passarão a ter pagamento exclusivo por cartão a partir do próximo sábado (18). São as linhas 338 – Centenário/Hauer, 650 – Santa Rita/Pinheirinho, 684 – Rio Bonito, 685 – Rio Bonito/CIC, 772 – Tupy/Juliana e 703 – Caiuá. Juntas, as seis linhas transportam 44,2 mil pessoas por dia.

LEIA MAIS – Comidas de terminais de Curitiba são um espetáculo! Conheça duas iguarias: pastel e crepes!

A tarifa poderá ser paga por cartão-transporte da Urbs e também cartões de débito e crédito, já que todas as linhas da capital contam com essa funcionalidade, desde abril de 2022. O cartão já é opção de pagamento da maioria (91,5%) dos passageiros destas seis linhas. Somente 8,5% pagam com dinheiro. 

VIU ESSA? BR-277 com rachaduras e interdições no Paraná complica viagens e exportações

Desde março de 2020, a Urbs vem ampliando o número de linhas que aceitam exclusivamente cartão como pagamento, processo que foi acelerado em 2022. Hoje, das 242 linhas de Curitiba, 237 só aceitam pagamento com cartão (já incluindo as seis que vão migrar no próximo sábado). Considerado mais prático e seguro, o cartão ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. Entre 2019 e 2022, o número de ocorrências caiu 87%.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, relatou que o projeto de ter todas as linhas de ônibus aceitando somente cartão deve finalizar no próximo mês. “Até o fim de abril, terminamos o projeto. As últimas linhas a fazer a migração serão as Interbairros II, III, IV, V e VI”, disse Maia Neto.

A exclusividade do cartão vale para a passagem que é paga dentro do veículo. Nas estações-tubo e terminais, o pagamento continuará a ser realizado por meio de dinheiro e cartões. 

Agendamento

A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento e depois comparecer às unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania.

LEIA AINDA – Mega Sena acumula bolada milionária, mas aposta de Curitiba fatura quina

É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Este bairro de Curitiba tem o aluguel mais caro; E o mais barato?
Nas alturas!

Este bairro de Curitiba tem o aluguel mais caro; E o mais barato?

Comparação mostra o que dá pra comprar pelo preço do novo iPhone 16
Barbaridade!!!

Comparação mostra o que dá pra comprar pelo preço do novo iPhone 16

Fenômeno raríssimo vai cruzar o céu em setembro; Como ver?
Não perca!

Fenômeno raríssimo vai cruzar o céu em setembro; Como ver?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna