Precaução

Liminar da Justiça impede acampamentos em frente à Polícia Federal de Curitiba

Manifestantes têm comparecido todos os dias ao prédio da PF. Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

A Prefeitura de Curitiba conseguiu, neste sábado (7), uma liminar que impede manifestantes de montarem acampamento em frente à Polícia Federal (PF), no Santa Cândida, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai começar a cumprir sua pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Desde que o juiz federal Sergio Moro decretou a prisão do petista, na última quinta-feira (5), manifestantes pró e contra Lula se manifestam no local. O PT chegou a chamar uma “vigília permanente” para prestar apoio ao ex-presidente.

Na liminar concedida neste sábado (7), o juiz substituto Ernani Mendes Silva Filho determina que os manifestantes “não impeçam o trânsito de pessoas e coisas na mencionada área, bem como se abstenham de montar estruturas e acampamentos nas ruas e praças da cidade, sem prévia autorização municipal e nos termos da legislação vigente”.

O magistrado afirma que o eventual bloqueio ao acesso à Superintendência da PF representa abuso e que a liminar é necessária para garantir a ordem pública. “Principalmente, evita confrontos que podem levar a dezenas de feridos e depredação do patrimônio público e privado”, destaca o juiz.

Lula chegou por volta das 22 horas ao Aeroporto Afonso Pena. Ele vai ser encaminhado à Polícia Federal em Curitiba, onde vai cumprir pena em uma cela especial, conforme determinado pelo juiz federal Sergio Moro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna