Após muita polêmica envolvendo a prefeitura e os moradores do Batel por conta das obras e modificações na Praça do Japão no início deste ano, a nova linha do ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão (Norte-Sul) finalmente começou a operar nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (28). O primeiro ônibus saiu às 5h58 do Terminal Santa Cândida em direção à estação Bento Viana, na divisa dos bairros Água Verde e Batel. O prefeito Rafael Greca e a vice-governadora Cida Borguetti percorreram um trecho do ligeirão.
- Greca critica ‘madames’ do Batel em visita à fábrica de ligeirões
- Saiba como vai funcionar o novo ligeirão norte-sul deve funcionar
- Obras para viabilizar Ligeirão Norte-Sul, na Praça do Japão, estão avançadas
Com 11 quilômetros e oito paradas entre o terminal do Santa Cândida e a Praça do Japão, o ligeirão terá a metade do total de pontos atendidos pelos biarticulados que atualmente fazem o mesmo percurso e seguem até o terminal do Capão Raso.
Para o prefeito Rafael Greca, início da operação do ligeirão é um presente para a cidade. “Curitiba volta a inovar e a população recebe, às vésperas do aniversário de 325 anos da cidade, uma nova frota de biarticulados e uma nova linha do transporte coletivo”, disse o prefeito Rafael Greca.
Horários
Ao todo, de acordo com a Urbs, 25 novos ônibus servirão a população nesta linha. E a tabela com os horários já está disponível no site da empresa.
Assim que a operação da linha Santa Cândida/Praça do Japão estiver completamente ajustada, o que segundo a prefeitura deve levar entre dez e 15 dias, a previsão é de que o ligeirão tenha frequência de 2,6 a 2,8 minutos no horário de pico. Já a viagem entre o Santa Cândida e a estação final Bento Viana terá um tempo estimado de 20 a 25 minutos.
Sinalização
No primeiro dia de operação da linha, fiscais da Urbs ficarão a postos em todas os locais de embarque para orientar os passageiros. Para identificar os oito pontos de embarque e desembarque do novo ligeirão: terminais Santa Cândida, Cabral e Boa Vista e as estações Passeio Público, Central (Praça Santos Andrade), Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana (ponto final), foi preparada uma comunicação visual especial, com adesivos sinalizadores.
https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/ligeirao-norte-sul-so-deve-chegar-ao-capao-raso-em-2019/