Transporte

Licitação dos novos táxis de Curitiba entra na etapa final

A comissão de licitação para ampliação da frota do táxi de Curitiba vai realizar na próxima semana as sessões públicas para abertura dos envelopes de documentação dos 750 concorrentes classificados. As sessões serão realizadas na terça, quarta e quinta-feira da próxima semana (dias 11,12 e 13 de março) das 9h às 17 horas no Salão de Atos do Parque Barigui. A análise da documentação pela comissão da licitação será feita até meados de abril.

Depois disso, os taxistas aprovados serão convocados pela Urbs para assinar termo de compromisso, terão os veículos encaminhados para vistorias e estarão habilitados para o serviço. Antes da convocação oficial dos aprovados, entretanto, será aberto prazo de recurso de 10 dias para os reclamantes.

Segundo a assessoria de imprensa da Urbs, a previsão é que os novos taxtistas entrem em atividade ainda em maio. 

Segundo o site da Prefeitura de Curitiba, o aviso de realização das sessões foi publicado nesta sexta-feira (07) no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br), juntamente com ata e informativos com o resultado do julgamento dos recursos apresentados por licitantes e a classificação final da análise da proposta técnica.

Vale destacar que a frota de táxi em Curitiba permanece com o mesmo número há quarenta anos. Esta é a primeira licitação realizada para aumento da frota neste período.

Prognóstivo negativo

O prognóstico não parece o mesmo para o Sindicato dos Taxistas do Estado do Paraná (Sinditaxi). Ao Paraná Online, o sindicato destacou ontem (quinta-feira, 6) que a licitação que prevê a contratação de 750 novos táxis para Curitiba não deve ficar pronta até o inicio da Copa 2014. Isso agravaria ainda mais o problema enfrentado pela cidade com a falta de veículos.

Segundo o Sinditaxi, atualmente a cidade opera com 2.252 permissionários de táxis. Com as novas permissões esse número saltará para 3.002. Mas o sindicato estima que para atender a população de aproximadamente 1,7 milhão de habitantes de Curitiba seria necessário pelo menos mais 2 mil carros nas ruas.

“Hoje em dia as pessoas estão brigando para pegar um táxi nas ruas. Até mesmo quando tentam pedir por telefone o cidadão tem que esperar, pois a quantidade de carros não está dando conta faz tempo”, afirma o presidente do Sinditaxi, Abimael Mardegan.

O edital de licitação foi publicado em outubro do ano passado e os envelopes com as propostas técnicas foram abertos em sessões públicas realizadas nos dias 16, 17 e 18 de dezembro. Em janeiro, a comissão publicou a classificação dos concorrentes, abrindo os prazos legais para recursos e contra-razões, sendo analisados 145 processos. Foram classificados, no total, 1919 concorrentes.