Alertas indicam vários acontecimentos na previsão do tempo no Paraná, como umidade baixa, onda de calor e tempestade. Por exemplo, somente o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) possui sete avisos válidos nesta quarta-feira (04).

continua após a publicidade

Além disso, a Marinha do Brasil também emitiu um comunicado informando a possibilidade de formação de nevoeiros no litoral do Paraná entre esta quarta e quinta-feira (05).

O alerta predominante no Inmet é o de baixa umidade. Três avisos apontam essa condição em praticamente todo o Paraná. Dois deles são de cor amarela – indicando perigo potencial. Eles abrangem as seguintes regiões do estado: Metropolitana de Curitiba, Norte Pioneiro Paranaense, Sudeste Paraense, Sudoeste Paraense, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Oeste e Centro-Sul.

+ Leia também: Novo parque em bairro de Curitiba gera polêmica! Veja a opinião de leitores

continua após a publicidade

Já o terceiro alerta de baixa umidade é de cor laranja, que significa perigo. Nesse caso, pode ser atingida a região norte do Paraná, em cidades como Londrina e Maringá.

Conforme o Inmet, a baixa umidade relativa do ar pode causar o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Também aumenta o risco de incêndios florestais.

continua após a publicidade

+ Leia também: Divisão ilegal de imóveis rurais no Paraná gera R$ 20 milhões em multas

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), “os índices de umidade relativa do ar seguem baixos, com valores abaixo de 30% em grande parte do estado”.

Para cuidar da saúde, confira dicas de como aumentar a umidade relativa do ar em casa.

Tempestade pode atingir regiões do Paraná

O Inmet também possui três alertas de tempestade válidos para esta quarta-feira. Um deles, que atinge uma parcela maior do estado, é válido até às 12 horas de quinta-feira.

Nesse caso, as áreas afetadas são: Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Centro-Sul Paranaense, e Centro Oriental Paranaense.

Já os outros dois avisos atingem especificamente o Sudoeste Paranaense e o Centro-Sul Paranaense.

+ Leia também: Eventos astronômicos ‘brilham’ no céu em setembro; Calendário tem cometa, eclipse e mais!

Pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, os ventos intensos chegam a 60 km/h. Também existe possibilidade de queda de granizo. Entretanto, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Alerta da onda de calor no Paraná

Por fim, no Inmet também existe um alerta de onda de calor no Paraná. Esse aviso começou na segunda-feira (02) e termina nesta quarta. Prevendo temperatura 5ºC acima da média neste período, o instituto marca a região norte do Paraná como afetada.

+ Leia também: Carro do sonho passa pela Seleção Brasileira em Curitiba e vira piada; Hexa tá vindo?

Aviso da Marinha indica nevoeiro no litoral do Paraná

Entre a noite desta quarta-feira (04) e manhã de quinta-feira (05), o litoral do Paraná pode ter formação de nevoeiros. Segundo a Marinha do Brasil, a condição se estende entre Paranaguá e Peruíbe, em São Paulo.

Os nevoeiros ocorrem por conta da interação entre o ar úmido e as baixas temperaturas da superfície do mar. Todos os avisos de mau tempo podem ser consultados no site da Marinha.

TENSO!!!

Na base do pó!! Curitiba ainda tem ruas sem asfalto, acredita??

Triste demais!

O que aconteceu com esse bichinho? Registro é impressionante!

Pra que??

Moda nas estradas é um PERIGO para você e sua família!