Curitibanos atentos com os fenômenos espaciais conseguiram registrar, na noite desta segunda-feira (11), a passagem da Estação Espacial Internacional e também do Telescópio Hubble. Ambos estavam visíveis a olho nu graças ao céu completamente limpo de Curitiba.
+Leia também! Viu luzes no céu de Curitiba? Saiba o que foi isso e quando o fenômeno vai se repetir
Primeiro que cortou o céu de Curitiba foi a Estação Espacial Internacional, que passou por volta das 19h em Curitiba. Era como uma estrela, passando com certa velocidade, em cerca de 10 minutos ela cortou o céu sentido Serra do Mar.
Minutos depois, de forma mais discreta, foi a vez do Telescópio Hubble. Era um pontinho um pouco menor e menos brilhante que a estação. Era preciso olhos atentos para acompanhar sua passagem.
Dica boa!
Uma dica para quem gosta de observar o céu é baixar o aplicativo SkyView Free, disponíveis para sistemas Android e iOs. Com ele é possível acompanhar com precisão a posição dos satélites, bem como planetas que podem ser vistos a olho nu, como Mércúrio, Venus, Marte, além das posição do sol, lua e estrelas.
A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝
Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.
Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?