Um descarrilamento de dez vagões de um trem da empresa Rumo provocou o vazamento de uma grande quantidade de álcool em uma zona rural da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo a empresa, o acidente foi na madrugada desta segunda-feira (15), por volta das 2h, e o vazamento da carga de álcool ocorreu em três dos dez vagões descarrilados. Até as 20h10 desta segunda, quase 18 horas após o acidente, a empresa ainda não sabia informar a quantidade de álcool que vazou.
Segundo a assessoria da empresa, tanto o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) quanto o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram informados da situação. No entanto, não havia registro da ocorrência no Corpo de Bombeiros e na Defesa Civil do Paraná. Mas, após uma denúncia recebida no fim da tarde desta segunda, por volta das 18h, a informação era que a Defesa Civil da Lapa foi a campo para averiguação do local. Não havia mais detalhes até a publicação da matéria.
A Rumo informou apenas que o vazamento nos três vagões foi contido pela concessionária, que segue fazendo o monitoramento do local, e que a circulação de trens foi restabelecida no início desta noite. A empresa está apurando as causas do descarrilamento, mas não informou a quantidade de produto derramado e nem o local exato do acidente, nem mesmo se a carga que vazou chegou a atingir algum rio na região da Lapa ou se pode ter causado algum outro dano ao meio ambiente.
A reportagem fez questionamentos ao Ibama o início desta noite, mas não obteve reposta até a publicação da reportagem.
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!