Nesta segunda-feira (25), a esquina entre a Rua Desembargador Westphalen e a Avenida Silva Jardim, em Curitiba amanheceu coberta de um véu de nostalgia. Foi a primeira segunda em 40 anos sem a histórica Lanchonete Montesquieu. O local, famoso por servir o X-Montanha, encerrou as atividades na última sexta (22). Esta terça (26) seria o prazo dado ao seu Álvaro para desocupar o local.

continua após a publicidade

Na semana passada, um cartaz pendurado na parede avisou os clientes, muitos deles estudantes, professores e servidores do antigo Cefet-PR e agora UTFPR, que segunda, 22, seria o último dia de funcionamento. Outro cartaz agradecia seu Álvaro Ota, o dono, com a escrita “domo arigatou” (obrigado, em japonês). Já nesta segunda, a placa do restaurante havia sido removida e o edifício ficou com cara de abandonado.

Relembre

Quando, em maio, foi divulgada pela primeira vez a informação que a lanchonete iria fechar, alguns amigos e clientes lançaram uma vaquinha virtual para arrecadar fundos e salvar o local. Inicialmente, o local funcionaria até 31 de agosto, em seguida Álvaro conseguiu um novo prazo, 26 de setembro.

“Ainda não consegui um novo ponto, mas estou procurando um que seja na região”, afirmou no começo de setembro ao Bom Gourmet. Caso não consiga realizar a mudança até a data final dada pela construtora, Álvaro planeja fechar o restaurante apenas durante o tempo necessário para a reabertura. Para manter a clientela fiel, ele pretende manter o cardápio e encontrar um ponto próximo ao original.

continua após a publicidade