Moradores da Rua Governador Moisés Lupion, no bairro Jardim Pioneiro, em Campo Magro, região metropolitana de Curitiba, estão indignados com o a grande quantidade de lama em que a via se transformou nas últimas três semanas. O motivo são as obras de pavimentação que começaram e estão gerando transtorno em dias de chuva. Segundo moradores, a lama é tanta que tem gente preferindo não voltar para casa, com medo de ficar ilhado.

continua após a publicidade

Nesta semana, por causa da chuva, cozinheira Marcia Elisabete Bester de Souza, 49 anos, contou que sua filha caiu no meio do barro ao tentar subir a ladeira com o lamaçal. “Ela tentou sair a pé. De carro, se descer até aqui, não sobe mais. Na terça-feira (16), preferimos nem voltar para casa. Ficamos na casa de amigos, esperando a chuva passar. Minha filha nem está vindo aqui”, reclama a cozinheira, moradora do local há 14 anos.

LEIA TAMBÉM:

>> Polícia encontra estufas de maconha escondidas em bairros residenciais de Curitiba

continua após a publicidade

>> Orla de Matinhos recebe novos coqueiros; vídeo mostra resultado

@tribunapr Lama em rua de Campo Magro deixa moradores indignados #campomagro #lama #chuva #noticias #noticiastiktok ♬ som original – Tribuna do Paraná

De acordo com ela, a rua sempre foi de terra, mas nunca tinha ficado desse jeito. “A gente entende as obras, mas a empresa não pode vir aqui trabalhar, por manilhas, e deixar do jeito que está, sem alternativa para os moradores. Pedimos um cascalho, pelo menos, mas nem falando com a prefeitura deram jeito”, diz.

Obras provocaram lama

continua após a publicidade

Um vídeo enviado por outra moradora mostra o transtorno das obras. As imagens foram gravadas pela vizinha Jaice Duarte, 31 anos, que trabalha com turismo em Campo Magro. Ela narra uma caminhada pela rua e destaca o direito de ir e vir, pedindo uma explicação para a prefeitura.

“Ó a situação. Está impossível sair na rua. Penso que transtorno de obra é normal […], mas não conseguir tirar criança de casa para levar no médico, na terapia, meu filho faz terapia. A senhora, aqui, não foi fazer hemodiálise […]. Eu acho que o direito de ir e vir ainda é nosso”, reclama a Joice Duarte no vídeo. Para a Tribuna, a vizinha contou que o filho é autista e, para ela, “é um desrespeito que uma obra deixe a família na dúvida se vai poder ou não sair de casa”. 

A grande quantidade de lama na rua causa transtorno para os moradores. Foto: colaboração.

As vizinhas dizem que o transtorno já dura três semanas na Governador Moisés Lupion. Elas ressaltam que compreendem o benefício que a pavimentação trará. Também dizem saber que é normal obras gerarem transtorno, mas, por outro lado, dizem que gostariam que a prefeitura espalhasse cascalho em um trecho da rua, para que ela não fique do jeito que está.

“Conversei até com os trabalhadores. A gente se propõe até a espalhar nós mesmas essas pedras. É só eles descarregarem um tanto aqui. Estamos indignados. A rua está parecendo um tobogã de lama”, lamenta a Jaice Duarte.

Vai resolver toda a lama, prefeitura?

Procurada, a prefeitura de Campo Magro informou que a obra está em execução, foi feito todo manilhamento e começou a chover. A prefeitura diz aguardar o fim da chuva para que o barro possa ser raspado, para a aplicação da pedra graduada base e sub-base. A previsão, segundo a prefeitura, é de que o serviço seja retomado nesta sexta-feira (19).

A prefeitura também explicou que o serviço não continuou com as chuvas por causa do declive acentuado da rua. Segundo a administração, a máquina de operação não consegue chegar até o fim do declive para depois retornar.

>>>> Encontrou alguma coisa errada no seu bairro e já não sabe a quem recorrer? Procure a Tribuna. Entre em contato pelo WhatsApp (41) 9 9683-9504.