Ladrões de ônibus atacam em Mandirituba

Assaltos a ônibus na BR-116, vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em direção a São Paulo, na altura do município de Mandirituba, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), estão deixando em alerta a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela segurança do trecho.

Anteontem e ontem dois ônibus foram assaltados. Contudo, há a possibilidade de que mais destas ações criminosas estejam ocorrendo. A assessoria de comunicação da PRF informa que estão sendo feitos levantamentos para poder agir melhor na região.

Porém, a PRF admite que não tem como ficar 24h em cada quilômetro. Embora realizem rondas diárias, o efetivo ainda está longe do ideal para garantir a segurança de quem trafega pela rodovia.

O padrão utilizado pelos bandidos é de três a quatro homens em um automóvel. Eles “fecham” o ônibus e apontam as armas para o motorista, que é obrigado a parar.

Após render os passageiros, eles seguem com o coletivo para estradas menos movimentadas. Geralmente utilizam um carro de apoio para ação criminosa. Os passageiros são obrigados a ficar de roupas íntimas e são trancados no bagageiro.

A PRF orienta que os passageiros levem pouco dinheiro na viagem. Porém, a informação passada pela assessoria da PRF é a de que os passageiros não costumam seguir este conselho, alegando que ao chegar na capital paulista os bancos estão fechados e eles não têm como sacar. Outra alternativa apontada é o de fazer comboios, pois facilitaria o trabalho da PRF com um dos veículos informando se um dos ônibus fosse atacado.