"Causa animal"

Justiça condena ex-vereadora de Curitiba por prática de “rachadinha”

Ex-vereadora Kátia Dittrich. Foto: Aniele Nascimento / arquivo Gazeta do Povo.

A Justiça do Paraná condenou por ato de improbidade administrativa a ex-vereadora de Curitiba Kátia Dittrich, investigada por exigir parte da remuneração de assessores – prática conhecida como “rachadinha”. Os fatos teriam acontecido durante o mandato legislativo, entre 2017 e 2020.

LEIA TAMBÉM:

>> Apoio de personalidades, abaixo-assinado e protesto marcam corrente pró-Renato Freitas

>> Guarda Municipal de Curitiba começa a patrulhar com minicarros elétricos

Segundo apuração da 2ª Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba, a vereadora e seu companheiro – também condenado pela participação dos fatos – exigiam valores de seus assessores parlamentares vinculados a seu gabinete sob ameaça de exoneração. A finalidade dos repasses, alegavam os dois, seria o custeio de despesas com a “causa animal”, principal área de atuação da ex-parlamentar.

De acordo com a decisão da Justiça, ficou determinada a suspensão dos direitos políticos da ex-vereadora pelo prazo de cinco anos, o pagamento de valor que teria sido ilegalmente acrescido ao seu patrimônio (R$ 1 mil), o pagamento de multa e a proibição de contratar com o poder público, também por cinco anos. A ex-vereadora pode recorrer da decisão.

Leidi chantageia Isis
Mania de Você

Leidi chantageia Isis

Marcelo Gouveia apoia Quinota
Rancho Fundo

Marcelo Gouveia apoia Quinota

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna