A maneira mais comum para conhecer uma cidade é caminhando por ela. Visitar pontos turísticos, observar as pessoas, sentir o clima e satisfazer o paladar. Outra maneira, não menos eficaz, é conversar com alguém que mora nela ou até mesmo ler algo sobre o local. Foi pensando em facilitar a vida de quem quer conhecer Curitiba que a editora baiana Casarão do Verbo encomendou a produção de um livro sobre a cidade para o jornalista curitibano Márcio Renato dos Santos. E assim surgiu o Dicionário Amoroso de Curitiba (R$ 30), que será lançado hoje (06) nas Livrarias Curitiba do Shopping Estação.
Na obra, Santos apresenta um olhar pessoal da capital paranaense, com verbetes, de A a Z, que apresentam descrições de personagens típicos, características da cidade e tradições curitibanas em textos curtos e explicativos. “Não é um guia tradicional. É o que eu sinto pela cidade, sobre as experiências cotidianas”, conta. O livro faz parte de uma coletânea idealizada pela editora baiana para atender a uma demanda decorrente da realização Copa do Mundo no Brasil. O projeto contempla todas as 12 cidades-sede do Mundial e é inspirado no Dicionário Amoroso da França, lançado em 2008.
“O convite aconteceu faz um ano pelo editor Rosel Soares e fiquei até com receio de não ser publicado quando existiu a possibilidade de Curitiba ser excluída como sede”, explica o autor, que foi convidado pela internet por Soares, que o conheceu por textos publicados em jornais e revistas literárias. Ele também tem dois livros de contos: Minda-Au (Record, 2010) e Golegolegolegolegah! (Travessa dos Editores, 2013).
Segundo Santos, o livro é uma mistura de jornalismo com prosa, ensaios e muito humor. Tem desde características do tempo da cidade como a chuva e a neve, passa pela timidez do povo, pelo pinhão, lugares como o Passeio Público e personagens clássicos como o Oil Man. “Procurei colocar nomes da nossa literatura. Jamil Snege, Guido Viaro, Dalton Trevisan e Valêncio Xavier, entre outros, também aparecem no livro”, afirma Santos.
A versão curitibana vai ser a quarta a chegar às livrarias: Porto Alegre (Altair Martins), Recife (Urariano Mota) e Salvador (João Filho) já foram lançados. O consagrado escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão assina a publicação em São Paulo. No Rio de Janeiro, é Alvaro Costa e Silva, o Marechal, quem escreve.
O lançamento do Dicionário acontece a partir das 19h e conta com bate-papo e sessão de autógrafos com o autor, o editor e o ilustrador Osvalter Urbinati.
Colaborou: Brunno Brugnolo