Preservação

Jardins de Mel chegam ao Passeio Público de Curitiba com abelhas sem ferrão

Abelhas sem ferrão chegaram ao Passeio Público. Foto: Lucilia Guimarães / SMCS.

O Passeio Público conta agora com uma novidade do programa Jardins de Mel. Ninhos de abelhas sem ferrão foram colocados nas árvores, e até mesmo em frestas de concreto pelo parque. Eles foram desenvolvidos pelo Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna e foram identificados e sinalizados.

“Colocamos pequenos troncos com QR-Codes que levam à página do Jardins de Mel no site da Prefeitura de Curitiba”, conta o diretor Edson Evaristo. “Trata-se de mais um reforço em nosso trabalho de Educação Ambiental”, completa. Cada um dos pontos também está marcado no mapa do Passeio, que fica próximo ao Coreto Digital.

LEIA TAMBÉM:

>> Veja 5 lugares bate e volta para curtir o feriado de 7 de Setembro perto de Curitiba

>> Bisneto de Niemeyer diz que chorou ao ver fachada do MON com grafite de OSGEMEOS

O trabalho é resultado de um “recenseamento” dos ninhos, de acordo com a bióloga responsável pelo Jardins de Mel, Solange Malkowski. Apenas nesta etapa foram identificadas oito colmeias. “Mas esse trabalho é contínuo e acreditamos que após a revitalização do Passeio e com o clima ficando mais quente, ainda vamos ver novas por aí”, comenta. 

E esse tipo de sinalização, acredita Solange, ajuda na preservação das abelhas nativas, polinizadoras de 90% das plantas brasileiras. “A sensibilização das pessoas para a importância delas só foi possível com a informação a respeito delas e esse é um dos grandes resultados do projeto até agora”, diz.

Novidades

Além das jataís – já conhecidas e trabalhadas nas caixas dos 57 Jardins de Mel espalhados pela cidade – há no Passeio Público colmeias de tubunas e bocas-de-sapo. Para saber mais sobre elas e identificar as entradas dos seus ninhos, é só acessar a página do programa

Viola é assaltada
Mania de Você

Viola é assaltada

Clarisse teme que Maristela prejudique Beatriz
Garota do Momento

Clarisse teme que Maristela prejudique Beatriz

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna