Começa a funcionar nesta quarta-feira (21) a integração do transporte público entre os terminais Roça Grande, em Colombo, na Região Metropolitana, e Santa Cândida, em Curitiba. A medida foi possibilitada a partir da implantação de uma nova linha de ônibus, a S31-Roça Grande/ Santa Cândida.
Segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), cerca de 3 mil usuários devem ser beneficiados com a mudança. Eles poderão fazer novas conexões nos terminais de desembarque sem pagar nova passagem.
Ainda conforme a Comec, o público da região aguarda essa integração desde que o Terminal Roça Grande foi criado, em 2009. Diariamente, cerca de 10 mil pessoas passam pelo local e cerca de 30% utilizam a Rede Integrada de Transportes (RIT), pagando uma segunda tarifa. Esses passageiros até então tinham de desembarcar ao longo do caminho para acessar outros terminais de Curitiba.
Nova linha
A operação da S31-Roça Grande/Santa Cândida será diária, com início nesta quarta-feira (21), às 11 horas, saindo do Terminal Roça Grande. No horário de pico, serão ofertados ônibus a cada 20 minutos e, no entrepico, a cada 30 minutos. Nos próximos dias será feito um processo de calibragem operacional da nova linha. O funcionamento pleno deve ocorrer a partir de segunda-feira (26).
Os usuários deverão ter dois cartões para acessar a S31-Roça Grande/Santa Cândida. Para embarcar no Terminal Roça Grande, utilizarão o cartão metropolitano Metrocard e, no retorno, o cartão Urbs.
Esta integração é resultado do protocolo de intenções, assinado em 16 de janeiro de 2017, entre a Comec e Urbanização de Curitiba (Urbs) para elaboração de estudos e trabalhos técnicos para a implantação do novo sistema metropolitano de transporte integrado de passageiros.
A ligação direta do Terminal Roça Grande com o Terminal Guadalupe, no Centro de Curitiba, continua através da linha S01-RoçaGrande/Guadalupe.