Conforme a Tribuna do Paraná já mostrou, os boletos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) chegarão em março, com um aumento de até 12,4% em relação ao ano passado. E a Prefeitura de Curitiba divulgou que o pagamento do imposto começara em abril, tanto para a cota única quanto para o parcelamento em 10 parcelas. Essa mudança no calendário habitual deve-se à aprovação e sanção, em dezembro passado, da lei que atualizou a Planta Genérica de Valores (PGV) – que serve de base de cálculo do imposto –, o que obriga o governo a cumprir um prazo legal antes da emissão dos boletos.
Assim, o vencimento do imposto, que geralmente era em fevereiro, será adiado, excepcionalmente, para abril.
LEIA TAMBÉM:
>> Trabalho na BR-277 vira alvo de críticas pela demora. Assista ao vídeo!
>> Alerta Golpe! Marginais fingem ser da vigilância sanitária para enganar comércio de Curitiba
A prefeitura mantém as opções para pagamento à vista (cota única) ou parcelado. Uma novidade é que o desconto para pagamento à vista foi aumentado de 4% para 10%. O imposto também poderá ser parcelado, sem esse desconto, em dez vezes, de abril/23 a janeiro/24. Vale lembrar do conselho de economistas de, se for possível, aproveitar o desconto e pagar à vista.
Na carta enviada pelos Correios, o contribuinte receberá o boleto para pagamento à vista e também da primeira parcela. As demais parcelas deverão ser geradas pelo próprio pagador pela internet ou pelo aplicativo “Curitiba App”.
Para quem não tem acesso à internet, é possível imprimir os boletos nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento que funcionam nas dez Ruas da Cidadania. O horário de atendimento é das 8 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Na carta enviada aos contribuintes estão todas as informações detalhadas do imóvel além da inscrição imobiliária e indicação fiscal. Estes números são necessários para gerar as novas parcelas. Os contribuintes também receberão informações sobre a nova Planta Genérica de Valores.