A partir desta segunda-feira (25), curitibanas entre 45 e 55 anos que usam o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) podem fazer mamografia sem pagar a coparticipação, que é uma taxa paga como parte do custo pelo atendimento prestado ao beneficiário. A iniciativa é parte do “Março Lilás”, campanha voltada à prevenção do câncer do colo do útero.
+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!
Este tipo de câncer é o terceiro em incidência e em mortes no Brasil, com cerca de 16,3 mil novos casos e 5,7 mil mortes por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde. Durante o ‘Março Lilás’, o ICS vai desenvolver ações para verificar a saúde das mamas e do colo de útero, informa o diretor de Assistência à Saúde, Omar Barghouthi, além de garantir que a campanha dará início as ações de prevenção, que se estenderão ao longo do ano.
“O Março Lilás é voltado à prevenção do colo de útero. Nós, no ICS, vamos ampliar as ações para alcançar objetivos maiores: queremos que as nossas beneficiárias coloquem em dia o exame das mamas”, informa Barghouthi.
Terão direito ao benefício as mulheres entre 45 e 55 anos que não fizeram o exame nos últimos dois anos. Segundo estimativa do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), são quatro mil pessoas que terão direito ao benefício. Elas devem retirar a guia de liberação para fazer o exame em uma das clínicas de imagem conveniadas participantes da campanha.
É possível entrar em contato com o NAS para mais informações, pelo telefone (41) 3330-6088.
Consórcio de Curitiba vai à falência e estraga sonhos Brasil afora