Em Curitiba

Interditado posto que vendia gasolina com 62% de álcool

Foto: Felipe Rosa.

Um posto de gasolina localizado na esquina das ruas São Domingos e Raposo Tavares, no bairro Pilarzinho, em Curitiba, foi interditado na tarde desta terça-feira (30) por fiscais da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De acordo com a ANP, a gasolina avaliada no local continha 62% de álcool, o que ultrapassa – e muito – a quantidade de etanol permitida no combustível derivado do petróleo: 27%.

Ao chegar ao local, a ANP verificou ainda que havia um vazamento de combustível em uma das bombas, solicitando o apoio de fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná. Durante a avaliação da gasolina, no entanto, as bombas “secaram” e o vazamento não pode ser verificado pelos ficais do Ipem. Ainda assim, o órgão lacrou as bombas de combustível devido à interrupção do fornecimento de combustível durante a fiscalização.

Os fiscais descobriram também que o estabelecimento utilizava a marca da distribuidora BR, mas era, na verdade, sem bandeira. Outras irregularidades encontradas foram problemas na segurança e falta de documentação.

De acordo com o Ipem, o proprietário do posto não foi encontrado no local. “Até agora [fim da tarde] o proprietário não foi encontrado. A partir daqui, nós acionamos o Ministério Público, que deve entrar com uma ação junto à polícia para que se identifique o proprietário, pois, às vezes, o estabelecimento pode estar envolvido em uma série de fraudes”, explica o direto do Ipem, Oliveira Filho.

A ação de fiscalização também foi acompanhada pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar. Ela foi originada a partir de uma denúncia anônima. A ANP lembra que qualquer suspeita de irregularidade pode ser denunciada no Centro de Relações com o Consumidor da ANP (CRC), através do telefone 0800 970 0267 ou no site da agência.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna