Um caminhão pegou fogo no quilômetro 93 do Contorno Leste (BR-116), na tarde desta quinta-feira (25) e interditou totalmente a pista sentido Foz do Iguaçu. A estrada ficou totalmente fechada por cerca de cinco horas, o que fez com que o congestionamento chegasse aos 22 quilômetros. O acidente foi em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), por volta das 17h. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o incêndio ocorreu por superaquecimento dos eixos e o fogo se alastrou porque atingiu a carga.
De acordo com a concessionária Autopista Litoral Sul, que administra o trecho, o bloqueio gerou um congestionamento de 10 quilômetros no sentido São Paulo e mais de 22 quilômetros no sentido Foz do Iguaçu. O fogo foi controlado pelos bombeiros somente por volta das 21h30, mas o trabalho de rescaldo e limpeza seguiu por mais dez horas. A via foi parcialmente liberada por volta das 22h40 e totalmente liberada apenas às 7 horas desta sexta-feira (26).
O incidente causou também reflexos no trecho da BR-277 que faz a ligação entre Curitiba e o litoral paranaense. Segundo informações da Ecovia, concessionária responsável pela estrada, 12 quilômetros de filas se formaram no sentido Curitiba e cinco no sentido Paranaguá na noite de quinta.
A previsão inicial era de liberação é por volta das 19h, mas a carga de madeira do caminhão dificultou o trabalho de combate ao incêndio. Equipes dos bombeiros, da PRF e da concessionária efetuaram o serviço de limpeza e orientação dos motoristas no local até a liberação da via.