Uma importante e movimentada avenida de Curitiba está passando por obras de requalificação. A Avenida Prefeito Erasto Gaertner – que já foi denominada Estrada da Graciosa -, uma das vias mais movimentadas do Bacacheri, vai ganhar calçadas amplas e acessíveis, novo traçado, ciclovia, faixa exclusiva para ônibus, novo pavimento, serviços de drenagem, iluminação e paisagismo. A obra começou em março e tem 8 meses para ser concluída, ou seja, novembro de 2024.
A avenida é bem congestionada em horários de pico e corta o bairro Bacacheri, além de concentrar linhas de ônibus, comércio e serviços. A obra abrangerá 1,3 km de extensão, no trecho entre as ruas Flávio Dallegrave e Álvaro Botelho.
“Investimentos na acessibilidade das calçadas nos bairros, oferecendo cada vez mais alternativas de mobilidade sustentável”, disse o prefeito Rafael Greca sobre a obra.
+Viu essa? Ruas movimentadas de Curitiba mudam de sentido a partir desta terça-feira
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) as obras começaram na segunda quinzena de março e tem prazo de 8 meses para a conclusão. O projeto é de responsabilidade do Intituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Como será a “nova” Avenida Erasto Gaertner?
Segundo a prefeitura de Curitiba a avenida vai ganhar novas calçadas mais amplas e planas. No lado esquerdo da via (sentido do tráfego) o passeio será alargado, receberá faixa acessível de concreto para conforto e segurança dos pedestres, uma nova ciclovia e vagas de estacionamento.
No lado direito, a requalificação da calçada será no trecho entre a Flávio Dallegrave e as ruas México/Holanda, também com implantação de faixa acessível de concreto. Neste lado da via será feita nova faixa exclusiva para ônibus no trecho entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua Marcelino Nogueira.
Alguns pontos da avenida vão receber correção geométrica, com relocação das bocas-de-lobo (para captação da água da chuva), implantação de infraestrutura de fibra ótica e revitalização do asfalto. Serão 1,2 km de asfalto novo no trecho.
Ainda nas calçadas, haverá rampas de acessibilidade em pontos estratégicos, áreas verdes com plantio de grama, 86 novas árvores e iluminação em LED.
“A intervenção nas calçadas proporcionará uma experiência mais segura, acessível e agradável para os pedestres, que são a prioridade da obra”, diz o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Início das obras
Os trabalhos de revitalização na Erasto Gaertner iniciaram a partir do cruzamento com a Rua Álvaro Botelho e estão avançando quadra a quadra, atualmente com serviços em execução entre as ruas Marcelino Nogueira e Máximino Zanon. No trecho em execução foram realizados remoção do antigo calçamento, alargamento da calçada com realinhamento do meio-fio e alteração do traçado da via.
Nesta etapa as obras acontecem na calçada e não exigem bloqueio do trânsito. Há apenas interdição parcial de uma das faixas, nos pontos com intervenção. O local está sinalizado.
Para Marina Solek, engenheira fiscal da Smop, as obras são incentivadoras da mobilidade ativa, com estímulo para que o cidadão seja o protagonista do movimento, que se aproxime dos espaços urbanos e seja mais sustentável, além de promoverem melhorias no sistema viário. “A faixa exclusiva vai disciplinar o transporte coletivo e com isso melhorar o fluxo tanto para os que circulam de ônibus, inclusive com melhor integração com a Região Metropolitana, quanto para os motoristas”, defende Marina.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉