Idoso mata assaltante no Butiatuvinha

Para impedir que sua mulher fosse morta por um assaltante, um aposentado de 66 anos matou o ladrão com um tiro na cabeça. A tentativa de assalto aconteceu no início da manhã de ontem, na chácara onde o casal mora, numa área de difícil acesso no Butiatuvinha, às margens do Contorno Norte.

Fábio Alexandre
Usando espingarda, vítima…

Armado com uma garrucha calibre 22, o assaltante identificado como Ébio Soares de Abreu, 27 anos, que contava com várias passagens pela polícia, percorreu uma estradinha de terra até invadir o terreno, que não tem cerca.

Chegou à residência e escalou a parede até o segundo andar. Por volta das 6h45, o idoso e a mulher dele, de 60 anos, ouviram o barulho de passos vindos da sacada.

Acreditando que fosse ladrão, o aposentado se armou com uma espingarda calibre 22 e foi conferir o que estava acontecendo. Ele entrou num cômodo e percebeu o vulto de uma pessoa andando na sacada.

Enquanto isso, a mulher dele se escondeu no outro quarto e conseguiu ver pela janela o ladrão, que estava próximo da caixa d’água. Apavorada, ela começou a gritar e acabou assustando o bandido, que apontou a arma na direção da dona da casa.

“Por sorte, o marido estava atrás do ladrão, na sacada, e atirou antes que a mulher fosse baleada”, contou o superintendente Rubens Alves de Chaves, do 12.º Distrito Policial.

A polícia foi acionada e, por se tratar de uma região de difícil acesso, chegou ao local do crime por volta das 10h. Lá, os policiais encontraram Ébio, que estava vestido com calça preta e uma jaqueta com capuz, morto na sacada, com um tiro na cabeça. Após perícia do Instituto de Criminalística, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML).

Fábio Alexandre
…derruba ladrão com garrucha.

Apresentação

Ainda pela manhã, o aposentado se apresentou no 12.º Distrito Policial (Santa Felicidade) acompanhado da esposa e do filho, que é advogado. O casal foi ouvido pelo delegado Celso Neves.

Diante do relato e levando em conta os antecedentes criminais de Ébio, o delegado entendeu que o idoso cometeu o homicídio em legítima defesa e liberou o aposentado.

“Com certeza, se ele não atirasse no ladrão, sua mulher estaria morta”, disse o superintendente. O idoso contou à polícia que já havia passado por situações de furto.

Ébio, que era natural de Minais Gerais, já havia sido preso seis vezes por furto, uma por roubo e outra pelo crime de apropriação indébita. Sete flagrantes foram feitos no 12.º Distrito Policial e outro no 3.º Distrito, nas Mercês. “Isso indica que ele agia aqui na região de Santa Felicidade”, contou Rubens.

A espingarda usada para matar o bandido e a arma do assaltante foram apreendidas pela polícia. Conforme o superintendente, a arma do idoso está devidamente registrada junto à Polícia Federal.