Os primeiros animais de moradores de Curitiba e de protetores independentes foram atendidos pelos veterinários do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, no bairro Taboão, nesta segunda-feira (13). Na manhã do primeiro dia de funcionamento, o hospital recebeu 18 animais, sendo oito de forma emergencial. Além das consultas clínicas, as primeiras cirurgias já foram agendadas.

continua após a publicidade

As consultas feitas nesta segunda foram agendadas pelos tutores no final do ano passado. De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, na quarta-feira (15) serão abertos novos agendamentos pelo site da Rede de Proteção Animal.

Na área de eventos do site haverá a possibilidade de marcar consultas para a primeira quinzena de fevereiro. O hospital tem capacidade para fazer 50 atendimentos por dia.

“Hoje tivemos o primeiro dia de funcionamento do Hospital Veterinário Municipal. Foi uma manhã bem movimentada, mas tudo ocorreu dentro do planejado. O funcionamento do Hospital Veterinário é feito por agendamentos, pelo site da Rede de Proteção Animal. A cada 15 dias serão abertos os agendamentos pelo site para o atendimento dos animais para os próximos 15 dias”, disse Evaristo. 

Horário de funcionamento do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba

continua após a publicidade

O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. É preciso fazer o agendamento prévio para atendimento, no site da Rede de Proteção Animal. O hospital fica na Rua Cesar Misael Chaves, 147, no bairro Taboão.

As consultas para cães e gatos são gratuitas. A forma de atendimento é similar ao que já ocorre com castrações e vacinações. O público prioritário serão os animais de moradores curitibanos beneficiários do programa Armazém da Família e de protetores com cadastro ativo junto ao município.

Passo a passo para agendar consultas no Hospital Veterinário de Curitiba

  • Entre no site da Rede de Proteção Animal;
  • Caso ainda não tenha cadastro, será necessário realizá-lo na página “cadastro” conforme a categoria (cidadão, protetor independente ou ONG). Basta preencher o formulário vinculado ao e-Cidadão da Prefeitura de Curitiba, lembrando que deve cadastrar também os seus animais em “Meus animais”. Clique no sinal de “+”, preencha os dados do animal e clique em “Salvar”. Se tiver mais animais, é só repetir o processo clicando no “+”. Nessa página é possível editar seus dados, cadastrar animais e verificar suas inscrições em eventos;
  • Faça o login e clique em “Eventos” na parte superior;
  • Aparecerão todos os eventos disponíveis: ações clínicas de vacinação, consultas no hospital veterinário, castrações nas clínicas e mutirões. Escolha o evento “Agendamento de Consulta Hospital Veterinário Municipal”. O botão de inscrição ficará visível se o cidadão tiver autenticado o cadastro e tiver animais cadastrados em seu nome;
  • Clique no animal (cão ou gato), sexo (macho ou fêmea) e aparecerão as datas e horários disponíveis nesse evento para o animal escolhido. Escolha e clique na data e horário de sua preferência. Clique em “Clique aqui para se inscrever no evento”;
  • Na próxima tela, confirme o benefício do Armazém da Família, selecione a opção “Armazém da Família” e clique em “Próximo Passo”;
  • Selecione o animal que precisa agendar a consulta e confirme a inscrição. Em seguida receberá no e-mail do cadastro a confirmação das inscrições e as orientações para o dia da consulta. Leia com atenção e siga todas as orientações. Compareça com pelo menos 10 minutos de antecedência na data e horário marcados;
  • Todas as inscrições em eventos e números de protocolo podem ser acessados no seu cadastro na “Área Restrita”, na seção “Inscrições em eventos.”

Estrutura do Hospital Veterinário

continua após a publicidade

O Hospital Veterinário Municipal tem laboratório de patologia clínica para fazer todos os tipos de exames de sangue em cães e gatos. Na parte térrea são cinco consultórios para atendimentos clínicos e consultas. No primeiro andar fica o centro cirúrgico, com quatro salas de cirurgia.

É possível agendar atendimentos de consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação.

O hospital também oferece especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia. 

A equipe do hospital é formada por 40 funcionários, entre veterinários, auxiliares de veterinários, recepcionistas, seguranças, limpeza e equipe administrativa. Todas as salas do hospital são monitoradas por câmeras de vídeo. 

Tutores comemoram economia com consultas pets gratuitas

Claudemir Roque Tonial, do bairro Sítio Cercado, foi o primeiro protetor independente de animal atendido no Hospital Veterinário Municipal. Ele ajuda as pessoas da comunidade onde mora que não tem carro para locomoção e também as pessoas que não têm acesso a computadores para fazer os agendamentos no site da Rede de Proteção Animal.

Nesta segunda, ele levou três cães para consultas no hospital. “Gostei muito do atendimento aqui e da estrutura. O atendimento foi super rápido, por ser o primeiro dia achei que iria demorar, mas foi rápido. Se eu fosse pagar, só de consulta eu ia gastar R$ 300. Com os procedimentos e exames eu iria gastar um valor bem alto, não teria condições de fazer tudo isso”, explicou Tonial. 

Cristiane Albino, moradora do Boqueirão, levou nesta segunda-feira (13) o gato Kadosh, de 3 anos, para uma consulta oftalmológica. “Agendei a consulta assim que abriram as inscrições, em dezembro. Gostei bastante do atendimento, foi bom, eu não teria condições de pagar os exames e a consulta de oftalmologia”. Se fosse em uma clínica privada, Cristiane iria gastar cerca de R$ 700 pelo atendimento.