Novidade para pais e alunos de escolas municipais de Curitiba. A solicitação do Histórico Escolar e Transferência de unidades públicas municipais passa a ser feita de maneira online, a partir de agora, sem mais a necessidade dos responsáveis irem até a secretaria das escolas. As novas regras estão no Decreto nº 1094, publicado no Diário Oficial do Município, nesta terça-feira (27).
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A mudança visa facilitar e agilizar o acesso aos documentos, além de garantir mais segurança. Segundo a Prefeitura, a solicitação desse tipo de documento estará disponível de maneira online, e a retirada será nos Núcleos Regionais da Educação (NREs) das dez regionais, conforme a localização da escola.
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“Nossa cidade educadora e inteligente dá mais um passo para facilitar o acesso do cidadão a diversos serviços, trazendo para a tela do computador ou do celular a possibilidade de obter este documento”, ressalta o prefeito Rafael Greca.
Matrículas e transferências
O histórico é necessário para matrículas em outras unidades e transferências de escola ou mudança de rede de ensino.
Os pedidos serão feitos diretamente no site da Secretaria Municipal da Educação. A solicitação online é permitida exclusivamente ao responsável legal indicado no cadastro do estudante ou por pessoa amparada pela legislação vigente.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, esclarece que uma instrução normativa será expedida pela SME com os detalhes das atribuições de emissão e entrega dos documentos escolares.
Cadastro para a educação infantil
O histórico online é mais uma inovação da rede municipal de ensino, como o cadastro para creches públicas. Desde 2019, a solicitação para vagas na educação infantil (de 0 a 3 anos) é feita exclusivamente online pelo site Cadastro Online.