Se nacionalmente cerca de 30% dos brasileiros ainda não entregaram a Declaração de Imposto de Renda, os números para Curitiba são ainda mais preocupantes. Na capital paranaense, quase 40% dos contribuintes ainda não enviaram a declaração, de acordo com dados da Superintendência Regional da Receita Federal. São em torno de 200 mil declarações que ainda não entraram no sistema da receita.

continua após a publicidade

Os números são parecidos em cidades da Região Metropolitana. Em Colombo, a previsão é de que cerca de 30 mil contribuintes precisem declarar sua renda, e até a quinta-feira (26), apenas 20 mil haviam feito o envio. Em São José dos Pinhais, 35 mil, das 54 mil declarações já foram entregues.

Com o prazo para a entrega chegando ao fim – termina às 23h59 de 30 de abril – a expectativa é de que muitos usem os dias do feriado prolongado do Dia do Trabalho para fazer a declaração e prestar contas ao ‘Leão’. Mas a alta demanda pode acabar causando problemas para o servidor da receita e atrasar o dificultar o envio dos documentos, fato comum nos últimos dias de prazo nos anos anteriores.

O órgão alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Como fazer

continua após a publicidade

A declaração poderá ser preenchida no programa baixado no computador (disponível no site da Receita Federal) ou no aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. No aplicativo, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração. Outra opção é mediante acesso ao serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita, com uso de certificado digital.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/economia/esta-terminando-o-prazo-para-entrega-do-imposto-de-renda-veja-5-dicas-uteis/

continua após a publicidade