Operação da Guarda Municipal mantém blitz em estações-tubo de Curitiba. Nesta quarta-feira (26), nove estações tiveram a presença de equipes da GM para monitorar a entrada e saída dos passageiros.
A intenção é mostrar que a guarda está presente. Em três horários diferentes, equipes da Guarda estarão distribuídas nas estações-tubo.
A operação, que está na 13ª edição, começou na terça-feira (25). São ao todo 54 estações-tubo da cidade em todas as regionais.
A medida integra as estratégias de policiamento preventivo e comunitário nos locais que concentram o maior número de queixas de usuários e trabalhadores do transporte coletivo na capital e nos horários de maior circulação de passageiros.
Os agentes orientam a população, prestam informações, realizam abordagens e acolhem denúncias diversas. Em caso de ocorrência policial, se deslocam ou acionam reforço de outras viaturas e também dos agentes em motocicletas.
Muitas pessoas procuram os guardas municipais da Operação Presença ainda para obter informações sobre localização e endereços da cidade.
Presença
Na manhã desta terça-feira (25), as equipes da GM marcaram presença nas estações Tiradentes, Centro Médico, São Pedro, Vila Nova, Rosa Tortato, Carlos Dietzch, CIC Norte, Antônio Lago e Terminal CIC.
Na Praça Tiradentes, as ocorrências mais comuns são as invasões por pessoas que querem usar o transporte sem pagar pela passagem, incidentes com pessoas em atitude suspeita, porte de armas para a prática de delitos, pequenos furtos. Ainda de acordo com a GM, ações de batedores de carteiras também costumam ser comuns.
Nesta quarta-feira (26), embora divulgue que sejam nove estações com a presença de equipes da GM, a guarda não divulga quais são. O objetivo é pegar quem comete os delitos de surpresa.