O Instituto GRPCOM lançou na última quarta-feira o Impulso, um novo programa voltado ao fortalecimento do Terceiro Setor. O programa foi formatado para impulsionar mudanças significativas na gestão das organizações da sociedade civil (OSCs) do Paraná. O Estado conta com mais de 24 mil entidades desse tipo, mas ainda há uma carência por plataformas que ofereçam apoio para seu desenvolvimento.
Para isso, pretende promover conexões e novos vínculos entre pessoas e instituições, por meio do www.programaimpulso.org.br , que terá um cadastro constantemente atualizado das entidades. Também busca sensibilizar pessoas de diferentes segmentos da sociedade, estimulando ações voluntárias, apoiando projetos e divulgando possibilidades de atuação voluntária. “O Impulso vai auferir, unir e potencializar essas oportunidades”, conta a superintendente do IGRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges.
A proposta do Impulso é oferecer ferramentas, capacitação e oportunizar o voluntariado interno e externo em prol do fortalecimento do terceiro setor, com ações que gerem mais resultados para as organizações beneficiadas de forma a empoderá-las para que tenham mais condições de superar os desafios que enfrentam.
Internamente, a atuação do Impulso irá criar um canal de contato junto aos colaboradores do grupo GRPCOM que são ou desejam se tornar voluntários e as organizações da sociedade civil, bem como auxiliar nas mais diversas áreas tais como o jornalismo e a programação, em programas e reportagens, e sugerindo pautas relevantes “do bem”.
As frentes externas são voltadas a gerar mudanças significativas na gestão das organizações da sociedade civil e promover conexões e novos vínculos entre pessoas e instituições. Através da ferramenta de diagnóstico, as OSCs cadastradas no Instituto GRPCOM poderão acessar uma plataforma virtual gratuita no site do Impulso para realizar um diagnóstico da estrutura de gestão e comunicação atual de suas organizações.
As OSCs cadastradas podem utilizar o site do Impulso para cadastrar demandas por serviços voluntários e parcerias. Outras ações são: criação de Conselhos Regionais e Rede do Terceiro Setor, eventos presenciais para as OSCs, formação de mentores e parceiros, capacitações presenciais e a distância.