Os usuários do transporte coletivo de Araucária, mais precisamente das empresas Araucária Matriz, Araucária Filial e Tindiquera acordaram nesta véspera de Natal com apenas 30% da frota de ônibus à disposição devido a uma paralisação de motoristas e cobradores de ônibus.
As linhas das empresas Araucária Matriz e Araucária Filial voltaram a operar normalmente por volta das 9h, mas as da empresa Tindiquera seguem com frota reduzida por tempo indeterminado.
No entanto, o maior prejuízo quem está tendo são os motoristas e cobradores das empresas. De acordo com o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Anderson Teixeira, os funcionários não receberam o vale salarial prometido para o último dia 20 e vão passar o Natal sem o dinheiro dos doze primeiros dias trabalhados de dezembro.
Para o pessoal da Tindiquera, a situação é ainda mais complicada, já que, segundo o sindicato, a empresa sequer pagou o 13º dos trabalhadores. “É uma mistura de decepção, indignação e revolta. As empresas pediram um voto de confiança, mas não cumpriram a parte delas. Primeiro prometeram para o dia 20, depois para o dia 23. E até agora nada”, diz o presidente. A paralisação tem o objetivo de pressionar as empresas para o cumprimento dos pagamentos em atraso e o fortalecimento do diálogo com a categoria.