União

Greca e Margarita se conheceram em 1978: “foi um alumbramento”

Margarita e Greca
Foto: Paulo Cougo/Redes Sociais/Rafael Greca.

A primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, morreu nesta terça-feira (20) aos 79 anos. Esposa do prefeito Rafael Greca, Margarita estava internada em estado grave no Hospital Marcelino Champagnat, na capital paranaense.

Casados por 46 anos, Greca e Margarita se conheceram em 1978, quando ele tinha 22 anos. O encontro ocorreu durante um vernissage de Poty, na galeria Acaiaca. A lembrança foi compartilhada com a Gazeta do Povo pelo prefeito ainda em 2016. Ele se lembrava com detalhes da primeira vez que viu a companheira de toda sua vida.

“Ela vinha elegante, em uma roupa azul marinho, ornamentada por broches de borboletas. Era uma aparição. Foi um alumbramento”. Essa foi a descrição de Greca para Margarita, uma jovem nascida à Rua XV e que havia passado uma temporada em Roma, onde estudou arqueologia e história da arte. 

Leia também: Margarita Sansone, 1ª dama de Curitiba, morre aos 79 anos

A vontade de fazer contato com a jovem foi desencorajada pelos amigos de Greca, que diziam que ele não teria chances. Ainda assim, ele insistiu. “Conversamos muito sobre arte, sobre cultura e acabamos nos apaixonando. Desde então, temos namorado ao longo desses anos todos”, disse, à época.

Amante das artes, Margarita Sansone atuou na administração pública 

Margarita era bacharel em economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mas se enveredou para o lado das artes. Na sua biografia constam ainda cursos de língua e literatura francesa, história da arte e arqueologia. A atuação dela na administração pública teve início neste campo: na segunda gestão de Jaime Lerner (1979-1983), fazia parte do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Ela voltou a ocupar o cargo na terceira gestão de Lerner (1989-1992) e, mais tarde, presidiu a FCC na gestão de Cassio Taniguchi (1997-2000). 

Entre 1993 e 1996, Margarita comandou a Fundação de Ação Social (FAS). Naquela época foi lançado o programa carrinheiro-cidadão, que serviu de embrião para a criação, em 1997, da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Recoopere). Outra semente plantada por ela, então no comando da FCC, foi a iniciativa Rede Sol, que reunia artistas voluntários que se apresentavam para pessoas confinadas em hospitais ou casas de abrigos. 

Maior prédio residencial do mundo será erguido pertinho de Curitiba
O que??

Maior prédio residencial do mundo será erguido pertinho de Curitiba

Como fazer o melhor bolo de laranja do mundo? Vem que a gente te conta
Que delícia

Como fazer o melhor bolo de laranja do mundo? Vem que a gente te conta

Veja como evitar que a panela de pressão exploda na sua cara!
Que perigo

Veja como evitar que a panela de pressão exploda na sua cara!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna