Mais de quatro mil garrafas de vinho argentino foram apreendidas em um depósito de bebidas no bairro Veneza, em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), nesta sexta-feira (28).
De acordo com a Receita Federal, os produtos foram importados de forma ilegal ao Brasil. Alguns vinhos tintos argentinos encontrados no galpão, como o da marca Maison Pouget, chegam a ser revendidos em sites e lojas especializadas por valores superiores a R$ 5 mil a garrafa.
A ação foi resultado de uma denúncia anônima. Ainda segundo informações do órgão de fiscalização, os vinhos argentinos estavam estocados em diversas caixas de papelão, com marcas de produtos agropecuários e têxteis, algumas já preparadas para remessa a terceiros.
A proprietária do galpão e das mercadorias foi presa em flagrante por manter o depósito para fins comerciais de mercadorias descaminhadas. Ela foi conduzida à sede da Polícia Federal.
Segundo a legislação, “exposição à venda e a manutenção em depósito de mercadorias de origem estrangeira sem o recolhimento dos tributos devidos constitui crime de descaminho, tipificado no art. 334, § 1º, III, do Código Penal, sujeitando o infrator à pena de reclusão de 01 (um) a 04 (quatro) anos”.
