Oloco, bicho!!

Fumaça e alarme de incêndio fazem vereadores evacuarem Câmara de Curitiba

câmara de curitiba fumaça
Foto: Carlos Costa / CMC.

O alarme de incêndio da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) soou nesta terça-feira (19), às 10 horas, durante a sessão plenária. O sinal e também a fumaça do lado de fora pode ter assustado quem passava perto da Câmara, mas a “cena” toda fazia parte de um simulado de preparação para emergências. O treinamento é alusivo à Semana Nacional de Redução de Desastres, realizado pela Comissão Permanente de Proteção da Atividade Funcional (Copraf), em parceria com a Defesa Civil da capital.

Além do Palácio Rio Branco, o simulado contou com a participação de vereadores e de servidores de gabinetes e de setores dos anexos I e II. Segundo o diretor de Segurança da Casa, Reginaldo Carvalho, que integra a equipe de brigadistas da instituição, todos deixaram os prédios em 3 minutos e 30 segundos. Em poucos minutos, viaturas do Corpo de Bombeiros chegaram para o atendimento ao incêndio simulado. O treinamento também contou com a participação da Guarda Municipal e a simulação de resgate a uma vítima.

LEIA TAMBÉM:

>> Hospital de Curitiba registra primeiro dia sem casos ativos de covid-19 na UTI

>> Com voos para mais 11 cidades, Paraná será maior destino aéreo da Azul em 2022

O diretor, que também faz parte da Copraf, relata que o próximo passo é a avaliação crítica do simulado, “do que tivemos de erros e de acertos”. “A principal ação prevista é a elaboração e a divulgação do Plano de Emergência da Câmara Municipal de Curitiba. A ideia é que saia até o final de novembro”, adianta Carvalho.

Segundo o presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros), o simulado inédito foi realizado com dois objetivos. “O primeiro é prevenir e treinar para acidentes que possam porventura acontecer. Assim nossos brigadistas, vereadores, vereadoras e servidores saberão como proceder em uma situação real, como encontrar as melhores rotas de fuga. O segundo ponto é, como órgão público, divulgar a importância da prevenção, de conhecer a legislação, para se evitar riscos reais”, explica.

O major Murilo Nascimento, da Defesa Civil do Estado do Paraná, lembrou de outras iniciativas para a prevenção e a mitigação de desastres, como o Programa Conhecer e Prevenir, desenvolvido junto à rede de educação. Para quem quiser saber mais sobre as ações a serem realizadas na Semana Nacional de Redução de Desastres, a programação completa está disponível no link https://bit.ly/3pmcW6D

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna