O anúncio de que mais de 8 mil presos serão transferidos ao sistema prisional causou alvoroço entre os detentos da delegacia de Fazenda Rio Grande, que executaram uma fuga, no início da tarde de ontem. Israel Argemiro de Freitas, Paulo Roberto Soares Júnior e Fabiano Martins dos Santos conseguiram ganhar as ruas. Michael Willian Massaneiro e César Fernandes Damasceno foram baleados nas pernas por policiais civis.

continua após a publicidade

A fuga ocorreu pouco depois das 14h, durante o banho de sol. De acordo com o superintendente Valdir Ferreira dos Santos, os presos improvisaram uma corda para subir até a grade superior do solário e, com uma pequena serra, cortaram as grades e escaparam pelo telhado.

A ação foi notada pelos plantonistas, através das câmeras de segurança, mas quando os policiais saíram, três já corriam longe. Para conter os que estavam próximos, os policiais atiraram nas pernas dos fugitivos. Michael e César foram levados pelo Siate, sem gravidade, aos hospitais Nossa Senhora do Rocio e Cajuru. Depois de contida a fuga, foi necessário um pente-fino nas celas.

Transferência

continua após a publicidade

O superintendente explicou que o estopim foi a assinatura de um decreto, para transferir 8.534 presos de delegacias para unidades prisionais do Estado. A notícia incomodou os presos que, na delegacia, recebem visitas com mais frequência que nas penitenciárias. Os detentos também não gostaram de saber que até 16 de junho a delegacia de Fazenda Rio Grande deverá ser demolida. Em seu lugar, será construída a 1.ª Delegacia Cidadã do Paraná, que não abriga presos.

Dos fugitivos, Israel e Paulo estavam presos por roubo. Fabiano era evadido da Colônia Penal Agroindustrial e respondia por posse de arma. Quem tiver informações sobre os fujões, pode ligar para a delegacia, no 3627-1402.

continua após a publicidade