Os funcionários e usuários da Unidade de Saúde Irmã Teresa Araújo, no bairro Boqueirão, receberam na manhã desta quinta-feira (03) a visita do prefeito Gustavo Fruet e do secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda.
A unidade, que chega a realizar cerca de 14 mil procedimentos por mês, foi escolhido para a primeira visita do prefeito por ser uma das pioneiras na cidade com foco na saúde da família, área em que Fruet pretende ampliar a cobertura dos programas de 30% para 50% da população.
O prefeito e o secretário foram recebidos pelo médico Silvio Miranda, que está na unidade desde a década de 80, quando o pai de Gustavo, Maurício Fruet, promoveu a incorporação do Irmã Teresa Araújo à rede de saúde e levou para lá os primeiros servidores da prefeitura.
Durante a visita, Fruet divulgou ainda a implantação do programa de residência médica na área de saúde da família. O objetivo é abrir até 40 vagas para acadêmicos que já tenham concluído o curso de Medicina, visando à preparação de profissionais para esta área.
“Saúde é prioridade da gestão e queremos manter um diálogo aberto com os profissionais da área. Reconhecemos os avanços já conquistados, mas está na hora de dar um salto e por isso queremos fortalecer o programa de saúde da família”, enfatizou o prefeito, destacando as vantagens do trabalho de prevenção médica, tratamento ao tabagismo e combate às drogas.
Fruet explicou que os trabalhos na área de saúde, neste primeiro ano, serão concentrados na reforma de pelo menos 50 unidades básicas, implantação de dois novos Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs) com atendimento 24 horas, na preparação do projeto do Hospital da Região Norte, além de garantir o abastecimento de medicamentos, que chegou a ser interrompido recentemente. “Precisamos melhorar o atendimento especializado, mas isso é um desafio e vamos precisar de pelo menos um ano para normalizar”, avaliou.
O secretário de Saúde, Adriano Massuda, disse que a rede de saúde de Curitiba enfrenta problemas pontuais, como falta de manutenção e falhas no abastecimento de medicamentos, situações que estão sendo resolvidas de forma emergencial. Ele destacou a necessidade de reforçar a qualidade do acesso ao sistema de saúde, tanto na área de atenção básica quanto nas de urgência e emergência. “É importante repensar o modelo de organização da atenção especializada hospitalar, fortalecendo a regulação do sistema, para ter um melhor controle do tempo de espera e, assim, reduzir esse tempo”, afirmou.
As pessoas que aguardavam atendimento na unidade de saúde aprovaram a visita do prefeito ao local. Para a dona de casa Maria Ivonete de Oliveira, que há mais de 50 anos mora na região, a visita de Fruet sinaliza que ele já está começando a fazer o que prometeu. “Fiquei até emocionada. Dias atrás estava até faltando até paracetamol aqui e isso não pode acontecer”, disse.