Com a aproximação do inverno e o maior resfriamento, a Sanepar emitiu um alerta, nesta quarta-feira (6) em que orienta os consumidores a protegerem os hidrômetros e as tubulações de água expostas de seus imóveis. Segundo a empresa, o frio intenso pode congelar a água, estragando os medidores, rompendo as tubulações e acabar afetando o abastecimento de água.
A Sanepar afirma que o rompimento de relógios ou encanamentos pode acarretar na interrupção temporária do fornecimento de água, já que é necessário parar o serviço para realizar consertos na rede de água. Assim, a recomendação é que os moradores cubram o relógio e os canos aparentes com caixas de papelão, pedaços de plástico, lona, ou com outro tipo de material que impeça o acúmulo de gelo.
O material de proteção deve ser de fácil remoção e retirado assim que a temperatura subir ou na data prevista para a leitura da conta.
Além disso, a companhia alerta que fechar o registro de entrada de água à noite evita o acúmulo e o congelamento da água dentro do equipamento e da tubulação.
continua após a publicidade