Atenção!!

Frente fria se aproxima com ventania em Curitiba; Paraná tem alerta vermelho

Vento em Curitiba chamou atenção e indica aproximação de frente fria. Paraná tem alerta.
Vento em Curitiba chamou atenção e indica aproximação de frente fria. Paraná tem alerta. Foto: Arquivo/ Átila Alberti.

A chegada do Outono definitivamente virou uma chave do tempo, pelo menos em Curitiba e grande parte do Paraná. No final da manhã desta quinta-feira (24), o vento forte em Curitiba chamou atenção e indicava uma mudança para os próximos dias. A razão é a aproximação de uma frente fria, que promete chegar com muita chuva, temporal e ventos fortes. O Paraná está com alerta laranja de temporal e parte do estado tem alerta vermelho de chuvas fortes. A ventania em Curitiba chegou a 50 km/h, segundo o Simepar.

Segundo o meteorologista Lizando Jacobsen, uma frente fria se aproxima do Paraná, o que aumenta bastante o risco de temporais. “Temos a situação de uma frente fria evoluindo pelo sul do país, o que aumenta muito o risco de temporais, acompanhado de muitos raios e rajadas de ventos de moderado a forte”, explicou.

O Simepar alertou que este sistema deve atuar na região até sexta-feira (24), com destaque para a quantidade de chuva. “Poderemos ter acumulado superiores a 100 milímetros. Fica o alerta para grandes cidades com a possibilidade de alagamentos”, ressaltou Jacobsen.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de temporal para todo o estado.

O que fazer em caso de temporal

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Alerta Vermelho

O alerta vermelho emitido pelo Inmet destaca para a população o risco de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. Lembrando que estas são situações previstas no alerta vermelho de chuvas intensas do Inmet. Veja a área em questão:

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo