Vai esquentar!

Forte massa de ar quente vai elevar temperaturas em Curitiba e região

massa de ar quente eleva temperatura em curitiba
Massa de ar quente eleva temperatura em Curitiba. Foto: Arquivo/Lineu Filho.

Uma massa de ar quente que se aproxima do Brasil nesta semana deve elevar as temperaturas acima do normal para esta época do ano. Segundo a MetSul Meteorologia, o calor será de Norte a Sul do país. Vários estados devem ter máximas próximas ou acima dos 40ºC. Em Curitiba, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas já devem chegar aos 28º C na próxima terça-feira (17). Também não deve chover nos próximos dias. Apesar desta previsão, Curitiba começou a semana com raios, trovões e muita chuva entre a madrugada e manhã desta segunda-feira (16), chuva que deve seguir durante a manhã. Houve até registro de granizo em alguns bairros.

+WebStories: Chuva em Curitiba nesta segunda. Mas há uma luz no fim do túnel!

De acordo com a MetSul, a massa de ar seco e quente já cobre a maior parte do território brasileiro, mas durante os próximos dias vai avançar do Brasil Central e do Norte do país para as áreas das regiões Sudeste e Sul que ainda não sofrem a influência do ar tropical. Esse movimento deve determinar um aquecimento muito acentuado em centenas de municípios do Sul e do Sudeste que ainda estão com temperatura agradável.

O calor mais intenso será sentido na grande maioria das cidades do Centro-Sul do Brasil na segunda metade da semana, a partir da quarta-feira (18). Valores entre 24ºC a 25ºC serão registrados do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso, o que não é algo comum para esta época. Valores tão altos, no caso do estado gaúcho, somente são registrados em fortes ondas de calor e que durante o verão trazem máximas acima dos 40ºC. 

+Leia mais! Curitiba vacina apenas gestantes e mães de bebês recém-nascidos nesta segunda

Conforme o MetSul, como é agosto e o número de horas de sol menor que dezembro a março, o aquecimento acaba sendo menor, mas a massa de ar é tão quente que mesmo assim deve trazer máximas até 10º C a 15º C acima do que é normal para a época do ano no Rio Grande do Sul, o que não é comum.

No Paraná e em Santa Catarina, as tardes mais quentes devem ocorrer no Oeste dos dois estados com máximas acima de 35º C e até próximas dos 40º C em alguns pontos. “A sucessão de frentes e alternâncias de massas de ar fará desta semana muito complexa em previsão do tempo e é recomendável ficar atento aos prognósticos”, aponta a MetSul.

Pelo mapa do Simepar, a segunda-feira (16) começou com muita chuva, com raios e trovões, e ainda não esquenta tanto pelo menos neste começo de semana. A previsão para o dia aponta uma variação térmica entre 13º C e 24º C. O tempo começa a secar a partir do período da tarde, após as chuvas previstas para o começo do dia. Na próxima quinta-feira (19), a previsão para Curitiba é de máximas próximas dos 29º C.

+WebStories! Passeios curtos de moto saindo de Curitiba

Viola chega a Portugal para encontrar Rudá
Mania de Você

Viola chega a Portugal para encontrar Rudá

Seu Tico Leonel ameaça Sabá Bodó
Rancho Fundo

Seu Tico Leonel ameaça Sabá Bodó

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna