Acabou a gratuidade! Desde às 0h desta quarta-feira (03) a tarifa do Ferry Boat voltou a ser cobrada na travessia entre Matinhos e Guaratuba, no Litoral do Paraná. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) a tarifa base é de R$ 8,90, podendo ser paga em dinheiro ou com cartão de débito nos guichês.
A tarifa na travessia estava sendo gratuita para usuários desde em agosto, quando entrou em vigor o novo contrato de operação do serviço, e que está válida até as 23h59min59s do dia 02 de janeiro.
Neste intervalo foram analisados os dispositivos legais que permitiriam a retomada da cobrança, necessária para cobrir parcialmente os custos da travessia, atualmente administrada pelo DER/PR.
O ferry boat enfrentou alguns problemas desde 2021, inclusive com uma das embarcações à deriva por mais de uma hora em dezembro. Relembre!
Ferry até a ponte!
O planejamento é manter a travessia em operação até ser concluída a nova Ponte de Guaratuba, cujas obras estão apenas começando. Enquete realizada pela Tribuna durante o feriado de Ano Novo apontou que a maioria leitores concordam com a construção de ponte; Foram 86% a favor da ponte contra 12,4% favoráveis ao Ferry Boat.
De acordo com estudos técnicos e com base em dados históricos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos.
Moradores não pagam!
Segundo o DER segue a isenção de pagamento da travessia para veículos emplacados e pertencentes a proprietários que moram em Guaratuba, conforme estabelecido pela lei estadual n° 15.749/2007.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉