No dia 18 de setembro será lançado o Instituto Catadores de Futuro, uma instituição que, em parceria com a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu), vai oferecer cursos de Tecnologia da Informação gratuito para os filhos e netos dos catadores de recicláveis de Curitiba.
O prefeito Rafael Greca se reuniu com os fundadores do Instituto Catadores de Futuro e da Unilehu, nesta quinta-feira (24/8), na Prefeitura de Curitiba. Greca foi convidado para o evento de lançamento do instituto.
+ Leia mais: Estação-tubo no Centro de Curitiba vai ser ampliada; reforma inicia em breve
o curso terá um total de 280 horas, com aulas de segunda a sexta-feira no período da noite. No curso os alunos vão aprender sobre informática básica, introdução a administração, relacionamento interpessoal, qualidade de vida e inteligência emocional, marketing pessoal, educação financeira, mundo e mercado de trabalho.
Para a inscrição é preciso ter 16 anos ou mais, ensino fundamental em curso (preferência em escola pública) e famílias em vulnerabilidade social. O link para as inscrições é este aqui.
“Essa parceria nasceu com o objetivo de proporcionar novas oportunidades para os catadores, seus filhos e seus netos. Assim, se abre um campo enorme de oportunidades. A qualificação é muito importante, pois o conhecimento fica pra vida toda. Outras portas de emprego se abrirão e poderemos ter grandes profissionais surgindo para o mercado de trabalho”, explicou o diretor de Relações Institucionais da Unilehu, Henry Xavier.
O evento
Com as presenças da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, e o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, Greca explicou como a Prefeitura de Curitiba apoia as 40 associações que participam do programa Ecocidadão.
O objetivo principal do programa municipal é melhorar a qualidade de vida dos catadores e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais reciclados. Cada associação participante recebe remuneração conforme a quantidade de material recebido, valor que é utilizado para cobrir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados nos barracões.
+ Viva Curitiba: Bendito Cafezito aposta em suspiros, marshmallows e MPB em Curitiba!
“Também temos o programa Empregotech, que é coordenado pelo Vale do Pinhão da Agência Curitiba de Desenvolvimento. Oferecemos cursos gratuitos de informática e de tecnologia para os jovens. Podemos ter uma parceria e oferecer esses cursos para o Instituto Catadores de Futuro também”, explicou Greca.
“Será uma honra contar com o senhor prefeito neste processo de inauguração do Instituto Catadores de Futuro. Vamos oferecer cursos gratuitos para adolescentes e jovens de 16 a 24 anos. Ao final do curso eles estarão preparados para trabalhar em uma empresa no nível de suporte de informática”, disse Solange de Freitas, presidente do Instituto Catadores de Futuro.