Leitos lotados

Fila de ambulâncias em hospital de Curitiba? Entenda o que aconteceu

Fachada do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. Foto: Cassiano Rosario / arquivo Gazeta do Povo.

Os três hospitais de Curitiba que atendem casos de emergência e traumas registraram um pico de demanda nos atendimentos, na madrugada deste sábado (30) e na noite de sexta-feira (29), o que ocasionou filas de ambulâncias aguardando vagas para internar pacientes nos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A fila foi registrada no Hospital do Trabalhador (HT), com pelo menos 12 ambulâncias na fila de espera. A alta demanda ocorreu porque o Hospital Cajuru e o Evangélico Mackenzie atingiram a lotação máxima dos leitos e solicitaram o redirecionamento de pacientes para outro local. Nesta manhã de sábado, os atendimentos voltaram à normalidade nos três hospitais.

LEIA TAMBÉM:

>> Greca discute, dá puxão de orelha nas redes sociais e confirma: “sou eu mesmo”

>> Vacinação da Influenza e 4ª dose gera fila extensa na Ouvidor Pardinho

Segundo o médico Geci Labres, diretor do HT, a demanda aumentou além do normal na sexta-feira. “Não houve redução no número de leitos, nem nada nesse sentido. O que ocorre é que os finais de semana têm registrado acidentes de trânsito e casos de violência que geram necessidade de atendimento”, disse Labres ao jornal Meio Dia Paraná, da RPC. 

Outra explicação é a distribuição de leitos que ainda são demandados para o tratamento da covid-19 e, também, para as cirurgias eletivas que estavam represadas por conta da pandemia. “Com isso, o sistema de regulação de vagas dificilmente vai se apresentar com leitos vagos. A ocupação será constante por causa da covid-19 e das cirurgias eletivas. Por isso, pedimos à população que colabore, que não misture álcool e direção”, finalizou o diretor.

A última atualização sobre a taxa de ocupação de leitos em Curitiba e região metropolitana é de quinta-feira (28). Ela fica disponível no sistema da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O sistema traz os leitos disponíveis para atendimentos gerais de adultos pelo SUS. Veja os dados dos hospitais:

Curitiba

Hospital Evangélico Mackenzie 100%

Hospital Idoso Zilda Arns 93%

Hospital Nossa Senhora das Graças 50%

Hospital Santa Casa 100%

Hospital do Trabalhador 100%

Hospital do Cajuru 83%

Hospital Cruz Vermelha 100%

Hospital São Vicente 88%

Hospital Erasto Gaertner 85%

Hospital das Clínicas 100%

Campo Largo

Hospital São Lucas 100%

Hospital do Centro 100%

Hospital do Rocio 100%

Campina Grande

Hospital Angelina Caron 100%

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna