Começa nesta quarta-feira (28) o Festival de Teatro de Curitiba, que reúne mais de 400 atrações, das mais variadas formas. Além das tradicionais peças teatrais, o evento terá também apresentações de dança, circo, stand up comedy e improviso e promete invadir as ruas de Curitiba, já que muitas atrações acontecem pela cidade. A 27ª edição do Festival vai até o dia 8 de abril.
Em 2018, o evento tem curadoria de Márcio Abreu e Guilherme Weber. Abreu é ator, diretor e dramaturgo, formado pela Escola Internacional de Teatro da America Latina e Caribe (EITALC) e pela Escola Internacional de Antropologia Teatral (ISTA). O carioca é criador da Companhia Brasileira de Teatro e atualmente é orientador do Núcleo de Direção do SESI-PR. O curitibano Guilherme Weber é ator e diretor, participou de 18 novelas e 10 filmes, e fundou a Sutil Companhia de Teatro.
Os ingressos para as peças custam até R$ 70, mais taxa administrativa, e podem ser comprados pelo site do festival ou pelo aplicativo específico do evento, que tem versões para iOS e Android, ou nas bilheterias oficiais do evento, no Park Shopping Barigui e no Shopping Mueller. Há diversos eventos gratuitos.
Além da mostra principal, diversos eventos paralelos compõem o evento. O Fringe, que tem centenas de atrações com participação espontânea de companhias, o MishMash, show de variedades, o Guritiba, que é o festival para crianças, o Risorama, que traz o stand up comedy e o Gastronomix, que alia música e gastronomia.
Polêmica
A peça ‘Domínio Público’ promete mexer com o público curitibano. Na peça, diversos personagens de obras distintas que causaram polêmica em 2017 estarão juntos. O coreógrafo Wagner Schwartz, que realizou performance a La Bête, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), onde ficava nu e podia ter o corpo manipulado pelos visitantes, se junta a Elizabeth Finger, a mulher que incentivou que sua filha de 5 anos tocasse o corpo nu de Schwartz, a Renata Carvalho, a travesti que encenou a peça “O Evangelho Segundo Jesus”, Rainha do Céu, no papel de Jesus Cristo, e o curitibano Maikon K, o artista que surgia nu, dentro de uma bolha, na obra DNA de Dan e chegou a ser preso durante o espetáculo em Brasília.
A atriz Renata Carvalho explica que o a ideia da peça nasceu de conversas dos curadores do festival com Scwhartz e Maikon, que em seguida a convidaram. Ela conta que o espetáculo foi criado em conjunto pelos quatro, especialmente para o Festival de Curitiba. Segundo Renata, o público novamente terá participação ativa na narrativa que o grupo vai criar sopre temas como o corpo, linchamentos digitais e as ligações entre estado e religião, arte e sexo.
Espetáculos gratuitos
O festival, que tem duração de 12 dias, terá inúmeros espetáculos gratuitos espalhados por toda a cidade. Nesta quarta-feira (28), o destaque fica para o espetáculo internacional The Machine To Be Another (A Máquina De Ser Outro), que ocorre a cada 15 minutos na Companhia Brasileira de Teatro, no Largo da Ordem.
9h – Jogos na Hora da Sesta
Terminal Do Carmo
9h – Romeu e Julieta
Largo Da Ordem (Cavalo Babão), Centro.
10h – O Caixeiro Viajante ou o Vendedor de Ilusões
Praça General Osório, Centro.
10h – Sonho de uma Noite de Verão
Biblioteca Pública Do Paraná – Auditório Paul Garfunkel, Centro.
10h – Experimentando a Razão Orgânica
Teuni (Teatro Universitário Da Ufpr) – Sala Hugo Mengarelli. R. 15 De Novembro, 1299 – Centro
11h – A Loucura de Isabella
Praça Santos Andrade, Centro.
11h – Subs-Solos
Largo Da Ordem (Bebedouro), Centro.
12h – A Bruxa e o Lobo
Praça Rui Barbosa – Rua Da Cidadania, Centro.
13h – Mequetrefe Circo Show
Largo Da Ordem (Bebedouro), Centro.
13h30 – Faixa de Graça
Praça Rui Barbosa
14h às 20h – The Machine to be Another (A Máquina se ser outro) – a cada 15 minutos
Cia Brasileira De Teatro. R. José Bonifácio, 135 – Sala 01 – Largo Da Ordem, Centro
14h – O Médico à Força
Largo Da Ordem – Cavalo Babão
15h – Chorinho de uma Roda Só
Largo Da Ordem (Bebedouro), Centro.
15h – Lançamento do Livro e Mesa Redonda – O que pensam os curadores de artes cênicas
Café Solar Do Rosário. Rua Duque De Caxias, 04, Centro.
16h – Que Festa é essa, criatura?
Largo Da Ordem (Bebedouro), Centro.
16h30 – Eu em ti – Retratos
Praça General Osório, Centro.
16h30 – A Loucura de Isabella
Praça Santos Andrade, Centro.
17h – Um Fragmento
Terminal Do Carmo.
17h – Os Monstros
Bicicletaria Cultural, R. Pres. Faria, 226, Centro.
18h – Qual a Graça de Laurinda?
Largo Da Ordem (Bebedouro), Centro.
19h – Colônia
Grupo Obragem De Teatro, Alameda Júlia Da Costa, 206 – São Francisco.
20h – Lilith
Teuni (Teatro Universitário Da Ufpr) – Sala Hugo Mengarelli. R. 15 De Novembro, 1299 – Centro