A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, visitou nesta quinta-feira (7) famílias que vivem em áreas irregulares às margens de rios e córregos nas vilas Parolin, Formosa e Leão, na Regional Portão. Fernanda conversou com moradores e foi conhecer as casas que estão sendo construídas pela Prefeitura, em terrenos adquiridos pela Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), para relocação das famílias.

continua após a publicidade

“Tenho certeza que estas pessoas terão muito mais qualidade de vida em suas novas casas, onde poderão viver em um local mais seguro e livre de riscos de enchentes”, disse Fernanda. Na Vila Parolin, 30 famílias ribeirinhas serão transferidas para uma área na mesma região. Outras 178 famílias sairão da Vila Leão e da Vila Formosa para ganhar novas casas no Conjunto Moradias Arroios, na CIC.

“Esta mudança parece um sonho. Na casa nova meus filhos terão mais liberdade e segurança”, comemora Hilda Simões, que há 20 anos mora na Vila Parolin, em uma casa que faz fundos com Rio Belém. Da mesma alegria compartilha a comerciante Maria Clenir de Lima, que há 17 mantém um mini-mercado na mesma rua. “Não vejo a hora de sair daqui para o novo local. Lá, também quero montar o meu comércio, porque os clientes serão os mesmos daqui e o lugar não tem o mau cheiro deste rio”, disse.

A visita no Parolin também foi acompanhada pelo presidente da Associação de Moradores do Parolin e Guaira, Edson Pereira Rodrigues. “Ao contrário do que todo mundo pensa, estes moradores fazem questão de sair daqui e ainda agradecem ao prefeito Beto Richa pela oportunidade que está dando de terem uma nova casa, em um lugar que não terá mais enchentes”, afirmou.

continua após a publicidade

O programa de relocação da Cohab no Parolin prevê a retirada de 667 famílias que estão vivendo em casas com menos de 15 metros de distância de margens de rios e córregos que fazem parte da bacia do Rio Belém. As famílias ocuparão residências construídas com um, dois ou três dormitórios, em terrenos que permitem ampliar a construção. O programa prevê também a revitalização das áreas de desocupação e a recuperação de ruas em toda região.

Na Vila Leão, Fernanda Richa reuniu-se com cerca de 40 moradores na Associação de Moadores local. Lá, as pessoas tiraram dúvidas e foram orientadas por técnicos da Cohab sobre a transferência das famías para a nova área na CIC, programada para setembro próximo.

continua após a publicidade

“Mais importante é estar perto destas pessoas neste momento tão especial de suas vidas. Estamos aqui para reforçar a confiança em nosso trabalho, na certeza de que todas terão suas casas garantidas no novo endereço”, disse Fernanda Richa.