A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, visitou nesta quinta-feira (7) famílias que vivem em áreas irregulares às margens de rios e córregos nas vilas Parolin, Formosa e Leão, na Regional Portão. Fernanda conversou com moradores e foi conhecer as casas que estão sendo construídas pela Prefeitura, em terrenos adquiridos pela Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), para relocação das famílias.
“Tenho certeza que estas pessoas terão muito mais qualidade de vida em suas novas casas, onde poderão viver em um local mais seguro e livre de riscos de enchentes”, disse Fernanda. Na Vila Parolin, 30 famílias ribeirinhas serão transferidas para uma área na mesma região. Outras 178 famílias sairão da Vila Leão e da Vila Formosa para ganhar novas casas no Conjunto Moradias Arroios, na CIC.
“Esta mudança parece um sonho. Na casa nova meus filhos terão mais liberdade e segurança”, comemora Hilda Simões, que há 20 anos mora na Vila Parolin, em uma casa que faz fundos com Rio Belém. Da mesma alegria compartilha a comerciante Maria Clenir de Lima, que há 17 mantém um mini-mercado na mesma rua. “Não vejo a hora de sair daqui para o novo local. Lá, também quero montar o meu comércio, porque os clientes serão os mesmos daqui e o lugar não tem o mau cheiro deste rio”, disse.
A visita no Parolin também foi acompanhada pelo presidente da Associação de Moradores do Parolin e Guaira, Edson Pereira Rodrigues. “Ao contrário do que todo mundo pensa, estes moradores fazem questão de sair daqui e ainda agradecem ao prefeito Beto Richa pela oportunidade que está dando de terem uma nova casa, em um lugar que não terá mais enchentes”, afirmou.
O programa de relocação da Cohab no Parolin prevê a retirada de 667 famílias que estão vivendo em casas com menos de 15 metros de distância de margens de rios e córregos que fazem parte da bacia do Rio Belém. As famílias ocuparão residências construídas com um, dois ou três dormitórios, em terrenos que permitem ampliar a construção. O programa prevê também a revitalização das áreas de desocupação e a recuperação de ruas em toda região.
Na Vila Leão, Fernanda Richa reuniu-se com cerca de 40 moradores na Associação de Moadores local. Lá, as pessoas tiraram dúvidas e foram orientadas por técnicos da Cohab sobre a transferência das famías para a nova área na CIC, programada para setembro próximo.
“Mais importante é estar perto destas pessoas neste momento tão especial de suas vidas. Estamos aqui para reforçar a confiança em nosso trabalho, na certeza de que todas terão suas casas garantidas no novo endereço”, disse Fernanda Richa.