Um vazamento de Nafta, no Porto de Paranaguá, no Litoral, paralisou as operações marítimas dos terminais por mais de 48 horas. O incidente ocorreu na noite do último domingo (9), quando um duto subterrâneo rompeu. As casas de seis famílias do entorno foram isoladas e os trabalhos de limpeza das galerias pluviais iniciaram imediatamente após o incidente. Apesar da área já estar liberada para os serviços no porto, as famílias que tiveram que deixar suas residências ainda não tem prazo para voltar para casa.

continua após a publicidade

Em comunicado, nesta terça-feira (11), a administração do Porto de Paranaguá informou a liberação da operação de navios no Píer Público de Granéis Líquidos, onde ocorreu o vazamento. Também informou que os trabalhos de limpeza continuam. Técnicos da Terin seguem com os serviços de identificação do local do rompimento do duto subterrâneo, para adotarem as medidas corretivas.

+ Leia mais: Lambe-lambe em Curitiba funciona há 44 anos e prova que não é coisa do passado

O vazamento ocorreu no terminal marítimo Terin, durante a operação de descarga da embarcação. A Nafta é um composto utilizado como matéria-prima na indústria petrolífera, com alto potencial de morte se ingerido ou inalado.

continua após a publicidade

O Corpo de Bombeiros também divulgou nota sobre os trabalhos operacionais, que seguem esta semana, e informou que o trânsito de veículos pesados na região está sendo liberado gradativamente, mantendo a restrição de acesso a veículos de carga para os terminais da Catallini e Transpetro.

A próxima reunião do comitê de emergência está agendada para esta terça-feira e nela serão avaliadas as próximas ações. Também se há necessidade de novas paralisações.

continua após a publicidade

VIU ESSA? Linhas Interbairros II e III deixam de aceitar dinheiro em Curitiba. Só no cartão!

Durante toda a segunda-feira (10), ações de controle e limpeza foram efetivadas, com a coordenação do Corpo de Bombeiros, TERIN e do PAM – Plano de Ajuda Mútuo, da Portos do Paraná. Uma comissão investigativa foi formada para avaliar danos e responsabilidades sobre o ocorrido.

Novatos que bombaram nas eleições 2024

Carro é destruído em festa após eleição na RMC

Vereadores ‘famosos’ que não se reelegeram