Pavor

Família é feita refém no Jardim Social

Sete pessoas, cinco delas da mesma família, foram feitas reféns de dois assaltantes, na noite de ontem, no Jardim Social. Depois de 1h15 de negociações com a polícia, os bandidos se entregaram. Um dos reféns, um garoto de 15 anos, levou um tiro de raspão na cabeça, disparado por um dos bandidos. Depois de medicado, passa bem.

Por volta das 21h, os ladrões (um deles é irmão de um policial militar) invadiram o sobrado da Rua Teixeira Mendes, aproveitando a chegada de um visitante. Eliane Cassilha, contou que ela, o marido, três filhos e o amigo de um dos jovens estavam chegando da praia.

O pai do amigo do filho foi buscá-lo, e quando a família abriu o portão para ele entrar, os bandidos invadiram. “Eles diziam que nesse bairro todos tem dólares e ouro dentro de casa. Queriam que entregássemos esses valores”, contou Eliane.

A filha do casal percebeu a invasão de estranhos e se escondeu na sacada, de onde telefonou à polícia. Sob a mira de dois revólveres calibre 38, os reféns ficaram deitados no tapete da sala enquanto Eliane recolhia, numa sacola, tudo o que os bandidos queriam. o filho de 15 anos do casal ficou nervoso com a presença dos bandidos e levou o tiro de raspão na cabeça.

“Nosso erro foi o que eles (os assaltantes) nos diziam, de que tínhamos vacilado demais no portão. Eles ainda nos diziam que, se a polícia entrasse na casa, eles iam morrer, e nós também”, contou a vítima.

Negociações

Uma equipe da Rondas Tático Motorizadas (Rotam), do 20.º Batalhão da PM, chegou primeiro ao local e iniciou as negociações. Em seguida, uma equipe do Comando de Operações Especiais (Coe), da Polícia de Choque, chegou e um negociador retomou a conversa com os bandidos.

De acordo com o major Chehade Elias Geha, comandante da Choque, depois de exigir garantias de vida e a presença da imprensa, os bandidos se renderam às 22h15.

O adolescente baleado foi logo encaminhado a uma ambulância do Siate a um hospital para receber curativo na cabeça. Andres Rodrigo Valêncio, 24 anos (com passagem de tráfico de drogas) e Andrewlli Gonçalves Fernandes, 20 (com passagem por furto) foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul), junto com as armas que usaram no assalto frustrado.

Fábio Alexandre
Polícia cercou o sobrado e manteve imprensa à distância.