Um treinamento de combate a crimes violentos será realizado pela Polícia Militar do Paraná (PMPR) em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada de terça-feira (22) para quarta-feira (23). Toda a ação será coordenada pelo Comando de Missões Especiais (CME).
Entre as principais modalidades deste tipo de crime violentos, está o chamado “novo cangaço”, que tem como características principais o uso de violência e estratégias para ataques à instituições financeiras, como bancos e carros-fortes.
Explosivos, munições de festim, policiais e figurantes
A ação, desenvolvida pelo 17° Batalhão da PMPR, unidade responsável pela área, utilizará artefatos explosivos e munições de festim. Durante o exercício, haverá grande movimentação de policiais, viaturas e figurantes (policiais militares não fardados).
O comando da PMPR ressalta que o treinamento não é uma demonstração ao público, e sim um exercício simulado operacional. Portanto, solicita o comando, se possível a população deve ficar em casa durante a ação.
Sem riscos para a população
O simulado, segundo a PMPR, não gera riscos à população e é mais um dos diversos exercícios que são realizados pela corporação em todo o Estado. Novas ações ainda vão acontecer ao longo do ano, colocando em prática outros planos de defesa.
O último treinamento realizado pela corporação foi no fim de agosto, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A simulação envolveu um suposto ataque ao batalhão, com vias bloqueadas por pneus queimados, e a área de uma transportadora.